Banca de DEFESA: ANDRESSA KAROLINE SANTANA TEIXEIRA

DATA : 30/06/2022
LOCAL: Plataforma google meet

É SABER SE SENTIR INFINITO
NUM UNIVERSO TÃO VASTO E BONITO, É SABER SONHAR: A CORPOREIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Educação. Corpo. Corporeidade. Deficiência visual.

O corpo traz em si diferentes linguagens e significados, por meio dele se estabelecem relações nas quais estão envolvidos outras pessoas, outros seres, as coisas que se encontram no entorno, o mundo. Por conseguinte, esta pesquisa lança olhares acerca do corpo, vendo-o em sua totalidade existencial, constituindo-se como a mais pura presença do ser humano no mundo. Considera-se que cada sujeito deve ser entendido a partir de suas especificidades e individualidades. Diante disso, o estudo tem como objetivo compreender as concepções de corpo de alunos com deficiência visual de escolas públicas de Santarém-PA, à luz da abordagem da corporeidade. Destaca-se que o perceber é individual e intrínseco de acordo com a vivência de cada ser, então ninguém melhor para falar de um corpo com deficiência visual se não ele mesmo, pois é quem vive cotidianamente todas as suas dificuldades, potencialidades, estabelece suas relações, percebe e se lança ao mundo. Neste estudo optou-se pela pesquisa descritiva de cunho qualitativo. A estrutura teórico/metodológica baseia-se nos pressupostos do fenômeno da corporeidade. Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes com deficiência visual que estavam cursando o ensino médio em escolas públicas do município de Santarém – Pará. Os instrumentos metodológicos utilizados para a produção de dados foram: questionário de caracterização do participante e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Os resultados da pesquisa possibilitaram compreender que as pessoas com deficiência visual, possuem concepções de corpo que apresentam diferentes sentidos e significados, transitando entre conceitos biologistas e mecânicos, mas também que se aproximam da abordagem da corporeidade, que considera o corpo como a existência e experiência do ser no mundo. Acredita-se que as discussões traçadas neste estudo acerca da comunicação estabelecida entre a corporeidade e deficiência visual contribuirão para possibilitar um melhor embasamento e conhecimento aos profissionais das diversas áreas do conhecimento, em especial os da educação, afim de dialogarem com os diferentes corpos, e por meio desta interação, estabelecerem uma aprendizagem significativa considerando as diversas formas de ensinar, aprender e se relacionar.

Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR