Banca de DEFESA: DANIELA FIGUEIRA ALANO

DISCENTE : DANIELA FIGUEIRA ALANO
DATA : 03/11/2022
LOCAL: Sala de multimeios - 342 B - Bloco Modular Tapajós 2

PLURILINGUISMO E INTERCULTURALIDADE NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ-PA

Plurilinguismo. Interculturalidade. Diagnóstico Sociolinguístico. Práticas Docentes. Educação Linguística.

Esta pesquisa trata da temática educação linguística em contexto plurilíngue com o objetivo de investigar se os professores das escolas públicas do município de Oriximiná-PA consideram o plurilinguismo e desenvolvem práticas de ensino de português com estudantes indígenas na perspectiva da interculturalidade. As respostas para a pergunta: Os professores consideram o plurilinguismo em suas práticas pedagógicas? As respostas foram obtidas através da caracterização do perfil sociolinguístico de alunos indígenas e de professores de língua portuguesa de escolas públicas do município de Oriximiná; da verificação se os professores conhecem o perfil sociolinguístico dos estudantes indígenas e se consideram o plurilinguismo nas práticas de ensino de português; da verificação se o ensino de português aos estudantes indígenas é desenvolvido na perspectiva da interculturalidade e da identificação dos principais desafios dos professores das escolas públicas do município para efetivar uma educação linguística plurilíngue e intercultural nas práticas de ensino de língua portuguesa. Para alcançar estes objetivos foi necessário diagnosticar, primeiramente, o perfil sociolinguístico de alunos das escolas públicas do município, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Desta forma, o diagnóstico sociolinguístico foi realizado a partir da aplicação de questionários, por meio do qual foi possível traçar o perfil de alunos de escolas públicas do município de Oriximiná em contexto de plurilinguismo e, posteriormente, foi verificado se e como o professsor aborda o plurilinguismo e a interculturalidade em suas práticas. Para o embasamento teórico foram utilizados os autores (BERGER, 2015; CALVET, 1996; CANDAU; RUSSO, 2010; LUCIANO, 2017;  OLIVEIRA, 2004; 2008; 2016; OLIVEIRA; ALTENHOFEN, 2011; RODRIGUES; SILVESTRE, 2020 WALSH, 2009) que tratam sobre plurilinguismo e interculturalidade. Como resultado foi possível constatar que os documentos educacionais do município não incluem a diversidade plurilíngue no curriculo escolar; alguns professores tem dificuldade em lidar com as diferenças culturais e linguísticas de seus alunos;  a maioria dos docentes não desenvolve  práticas que levem em consideração a interculturalidade. Ao final recomendou-se a implementação de políticas linguísticas que atendam as necessidades educacionais do município.

Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS