Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTH LUIZ NOGUEIRA DA COSTA

DISCENTE : ROBERTH LUIZ NOGUEIRA DA COSTA
DATA : 06/12/2022
LOCAL: Unidade UFOPA RONDON - Formato Híbrido - Plataforma Virtual Google Meet

AS DIMENSÕES EDUCATIVAS PRESENTES NAS FESTAS DE RAMADA DE SANTA LUZIA E NO MARAMBIRÉ, QUILOMBO PACOVAL, ALENQUER-PARÁ.

Festa de Ramada, Marambiré, Educação Escolar Quilombola, repasse.

A pesquisa em questão tem as dimensões educativas presentes nas festas de Ramada de Santa Luzia e no Marambiré como objeto. Foi realizada no Quilombo Pacoval, município de Alenquer, região Oeste do Pará. A pesquisa etnográfica foi efetivada a partir de uma abordagem metodológica qualitativa e, para a coleta/construção de dados, empregamos as entrevistas semiestruturadas, as conversas informais, o caderno de campo, a observação e a análise de imagens. Desta forma, para a realização das análises, utilizamos a história oral e a memória dos participantes, tanto das festas da Santa Luzia quanto dos componentes do Marambiré, para entendermos de que maneira essas dimensões estão presentes na forma de organizar essas manifestações, como acontece o repasse desses elementos educacionais e como estes estão inseridos na educação escolar quilombola da comunidade.

Presidente - 2381005 - ALAN AUGUSTO MORAES RIBEIRO
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS