Banca de QUALIFICAÇÃO: DEQUIM MARQUES DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEQUIM MARQUES DE ARAÚJO
DATA : 15/12/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Google Meet
TÍTULO:

Título em Português:

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: Alcances e limites dos currículos escolares das escolas indígenas do município de Santarém – Pa


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras Chave em Português: Educação escolar indígena. Educação indígena. Currículos. Afirmação étnica


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Resumo em Português:A pesquisa de cunho documental e bibliográfico tem por objetivo analisar os currículos escolares da educação indígena à luz de sua adequação aos processos de afirmação étnica na abrangência da Secretaria Municipal de Educação - SEMED de Santarém-PA. Esse espaço pertencente ao escopo do movimento indígena do baixo Tapajós que desde o final do século passado vislumbra vigoroso movimento de saída da invisibilização que envolve reafirmação identitária, revitalização de práticas e saberes, posse e proteção territorial. Para além disso, a investigação partiu da visita in loco na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Antônio de Sousa Pedroso, localizada na Vila de Alter do Chão, distrito de Santarém, estado do Pará, onde foi realizado uma coleta de dados e informações acerca da composição curricular trabalhada pelo Projeto Político Pedagógico – PPP da instituição de ensino que está em processo de construção. Posto isto, apresenta-se primeiramente as contribuições bibliográficas sobre a constituição curricular das escolas indígenas de Santarém para posteriormente investigar se os conteúdos que constam nos componentes curriculares atendem aos interesses das populações indígenas por uma educação diferenciada. Dentre os estudos que trabalham os currículos escolares da educação escolar indígena destacam-se: Padilha (2004) Saviani (2005), Sacristán (2000), Monte (1996), Sacristán (2013), Sacristán (1998), RCNE/Indígena (1998), Almeida (2010), Teixeira (2016), Junqueira (2015). Em seguida destaca-se os aspectos que envolve as conquistas e dos desafios da educação escolar indígena e os diretos educacionais garantidos pela normativas educacionais como a “Lei de diretrizes e bases da educação nacional” de 1996, a Constituição Federal de 1988 e as pesquisas de Rodrigues (2020), Buratto (2007), Silva (2012) e Hoffmann (2021). Enfatiza-se as investigações de Colares (2010), Cohn (2005), RCN (2019), Vaz Filho (2010), Brasil (1988), Brasil (1996) acerca das conquistas e os desafios da educação escolar indígena. Na sequência, são referenciados os estudos de Rodrigues (2016), Peixoto & Peixoto (2012), Peixoto, Arenz e Figueiredo (2012), Abreu (2012), Rodrigues (2018) que discutem o processo de afirmação étnica e identitária das práticas tradicionais indígenas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Presidente - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
Externo à Instituição - KARL HEINZ ARENZ - UFPA
Notícia cadastrada em: 25/11/2022 15:24
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