Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIANE OLIVEIRA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIANE OLIVEIRA SOUSA
DATA : 21/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: ICED
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM/PA:ANÁLISE DAS CONDIÇÕES MATERIAIS E IMATERIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em tempo integral;. Região Metropolitana de Santarém/PA; Educação Integral.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as condições materiais e imateriais das escolas de tempo integral na Região Metropolitana de Santarém-Pará. Para o alcance do objetivo proposto utilizamos a técnica da análise bibliográfica e documental onde se estrutura a pesquisa a partir: da construção de um panorama das pesquisas que já foram feitas no PPGE/UFOPA sobre a Educação Integral na Região Metropolitana de Santarém/PA, com recorte temporal entre os anos de 2015 a 2020, como ponto de partida para compreender de que formas as políticas públicas de educação integral vem sendo implementadas na região; a partir do levantamento bibliográfico, notamos que existe a necessidade de aprofundarmos a análise das condições materiais e imateriais das escolas por meio de plataformas educacionais: Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; QEdu – Dados Educacionais; Observatório do PNE; e Laboratório de Dados Educacionais LDE/UFPR. Os resultados parciais demonstram que a educação de tempo integral na Região Metropolitana de Santarém tem caráter insuficiente para dar conta de questões estruturais da política educacional mais ampla como: política de pessoal, currículo comum que garanta a todos os conhecimentos necessários à formação integral e a infraestrutura física das escolas apresentam algumas carências. Identificou-se ainda que a porcentagem de matrícula na rede pública em tempo integral da educação básica é considerada baixa na RMS. Em 2015, Santarém/PA, 58,2% das matrículas de Educação em Tempo Integral; 2016 7,6%; 2017 17,5%; 2018 28,9%; 2019 40,1%; e, em 2020, 11,1%. Isso evidencia uma variação negativa, culminando em queda em 2020. De acordo com a análise bibliográfica realizada até o momento, a educação integral deveria ser fundamentada nos princípios de autonomia e emancipação, no entanto, esses princípios não têm sido viabilizados do ponto de vista material e imaterial.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - ***.049.587-** - LEANDRO SARTORI GONÇALVES - UNICAMP
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Externa ao Programa - 2408310 - MARIA ANTONIA VIDAL FERREIRA - UFOPA
Notícia cadastrada em: 29/11/2022 11:37
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