Banca de DEFESA: NARELLY TAVARES RODRIGUES E MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NARELLY TAVARES RODRIGUES E MELO
DATA : 21/12/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual (a confirmar)
TÍTULO:

ENTRE FIOS, TRAMAS E URDUMES:
TECENDO COMPREENSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
COM IDENTIDADE CULTURAL DIGITAL NA AMAZÔNIA OESTE PARAENSE



PALAVRAS-CHAVES:

Cultura digital. Nativos digitais. Identidade cultural digital. Formação inicial de professores na Amazônia.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

A pesquisa apresenta a investigação sobre a formação inicial de professores com identidade cultural digital na Amazônia Oeste Paraense, sendo esse um estudo do tipo bibliográfico, documental e de campo. Os pressupostos teóricos incluem as discussões sobre cultura e identidade cultural, com ênfase nas contribuições de autores dos Estudos Culturais; bem como na problematização do termo “nativos digitais”, cunhado por Marc Prensky (2001), que foi popularizado nos últimos anos como referência aos sujeitos nascidos na era digital, demarcando as gerações em “nativos” e “imigrantes digitais”. Em contraponto, nos aportes de Stuart Hall (2006), refletimos sobre a cultura digital, os deslocamentos dos sujeitos pós-modernos, o surgimento de novas identidades culturais e a concepção de uma identidade cultural digital. Apresentamos também as discussões teóricas sobre a formação e profissão docente, com foco na formação de professores no Brasil e no processo de construção da identidade professoral na formação inicial, destacando o magistério superior e o processo de ensino e aprendizagem das nossas gerações de licenciandos. Situamos essas discussões nas realidades amazônicas,
reconhecendo que partimos de fenômenos identitários opostos, pois a identidade cultural digital se apresenta como uma nova identidade e a identidade amazônida se apresenta como uma identidade local. Os pressupostos metodológicos foram: a pesquisa documental, investigando os documentos institucionais e pedagógicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da sua Licenciatura em Informática Educacional (LIE); e a pesquisa de campo utilizando as técnicas de observação participante, aplicação de questionários e entrevistas adaptados à realidade de atividades pedagógicas não presenciais ou atividades remotas da UFOPA, em virtude da pandemia da COVID-19. A Análise Documental e a Análise de Conteúdo foram os métodos utilizados no tratamento dos dados. Tecemos compreensões sobre a cultura digital na Ufopa e na LIE/Ufopa e apontamos para situações específicas do próprio processo de construção identitária do Curso e do processo de formação de professores, destacando as percepções dos participantes da pesquisa sobre as metodologias de ensino, a avaliação e rotinas de sala de aula, assim como as relações dos professores com as novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) na prática docente a partir do contexto das aulas remotas emergenciais,
e as relações entre professores e alunos no processo formativo. Reconhecemos que a formação inicial produz professores com identidade cultural digital quando está configurada, desde a sua proposta pedagógica até a prática docente, na valorização da cultura digital do sujeito pósmoderno. As conclusões convergem para a necessária compreensão e discussão dos fenômenos da cultura digital e da identidade cultural digital, e a Ufopa, como uma jovem universidade no interior da Amazônia Oeste Paraense, apresenta continuidade no seu processo de amadurecimento institucional que, com o suporte da LIE, tem potencial disruptivo para incluir e ampliar os debates sobre cultura digital na formação de professores amazônidas.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR
Externa ao Programa - 2408310 - MARIA ANTONIA VIDAL FERREIRA - UFOPAExterna à Instituição - MÔNICA GONÇALVES DE MATOS - SEDUC
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 08:34
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