Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO BERGERON LAGO

DISCENTE : MARIA DO SOCORRO BERGERON LAGO
DATA : 20/12/2022
LOCAL: Remoto

POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E PROMOÇÃO DE IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Ufopa, Ações Afirmativas, Ensino Superior Indígena

A Política de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Oeste do Pará, instituida pela Resolução de N.º 200 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação (CONSEPE),  fundamentada na Lei N.º 12.711/2012 que dentre outras providências dispõe sobre a reserva de vagas para estudantes no ensino superior,  é mais uma das ações institucionais pautada nos princípios estabelecidos no artigo 5º do Estatuto da Ufopa.  Essa  política têm por objetivo a promoção  ao acesso, a qualidade da permanência e a conclusão de cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela instituição a diferentes grupos, dentre os quais aqueles de etnias indígenas. Cinco anos após a implementação da referida política, faz-se necessário analisar seus resultados práticos, sob o olhar de seu público alvo. Esta pesquisa tem com objetivo verificar a efetividade da Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico Racial na Ufopa, sob a perspectiva de estudantes indígenas, identificando ainda, problemas e desafios vivenciados durante os percurosos acadêmicos destes estudantes. Trata-se de uma pesquisa que contemplará abordagem mista (qualitativa e quantitativa), com o uso de levantamento bibliográfico e documental, além da aplicação de questionários a estudantes indígenas ingressantes pelo Processo Seletivo Especial Indígena – PSEI, no período de 2011 a 2022. Será utilizado como modelo teórico de fundamentação o Materialismo Histórico Dialético, com o uso de categorias que permitirão a análise sob a perspectiva da triangulação de dados. O estudo encontra-se na fase de consolidação do referncial teórico, e preparativos para a recolha de dados junto aos alunos indígenas.

Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES