Banca de DEFESA: DANIEL LIMA FERNANDES

DATA : 23/12/2022
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

O USO DAS TDICs COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Educação escolar; TDICs, Mídia-Educação; Práticas Educativas; Ensino durante a Covid19.

A pandemia da Covid-19 provocou uma mudança significativa no campo educacional no mundo e no Brasil, por conta do distanciamento social que levou as escolas a serem fechadas e, quando reabriram, passaram a usar um sistema nomeado de Ensino Remoto Emergencial (ERE) sendo a relação ensino- aprendizagem mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A presente pesquisa utiliza abordagem qualitativa e delineamento sequencial exploratório. Investigou a experiência de docentes com o ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19, tendo por objetivos: investigar em diálogo com a mídia educação, o uso das TDICs nas práticas e estratégias educativas, levando em conta seus significados e funções. Dentre os referenciais teóricos destacam-se o estudo da cultura digital ou cibercultura, da relação entre educação e tecnologias, o campo da mídia- educação e dos letramentos midiáticos. O tema da pesquisa é “O uso das TDICs como recurso pedagógico no contexto da pandemia da covid-19” e o problema “Quais os desafios e legados deixados pela pandemia de COVID-19 nas escolas da educação básica no tocante a integração das TDICs à educação?” Elencamos como objetivo geral analisar o uso das TDICs na relação ensino-aprendizagem em escolas da educação básica e como objetivos específicos, mapear as lições aprendidas no uso das TDICs como recurso pedagógico no ensino remoto emergencial (ERE); e mapear experiências de professores, que foram publicadas, utilizando as TDICs como recurso pedagógico no ensino remoto emergencial (ERE). Foram analisados artigos de pesquisas da base de periódicos da Capes entre os anos de 2020 e 2021. Dentre as principais conclusões desses artigos podem ser destacados, que as pesquisas sobre o tema se concentram nas universidades, que os principais tipos de pesquisas realizadas são de ordem qualitativa, quanto aos objetivos o principal motivo é o de saber como ocorreu o processo de ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias na pandemia de Covid-19, dentre as principais conclusões da análise dos artigos estão o de que o uso das TDICs na relação ensino- aprendizagem deve ser prioridade na formação inicial e continuada dos docentes na pós-pandemia, que os professores devem estar abertos para novas metodologias no pós-pandemia e de que a pandemia tornou claro a desigualdade existente no acesso à internet e as TDICs entre os estudantes brasileiros. Em relação as pesquisas nacionais realizadas junto aos estudantes de escolas públicas e privadas as principais conclusões são de que o aceso a internet está concentrado nos celulares, o acesso a notebooks é maior nas escolas particulares, o uso da internet para ensino-aprendizagem possui uma desigualdade de mais de 50% entre as escolas do Norte e do Sul do Brasil. Dentre as escolas destaca-se o ensino hibrido como principal estratégia de mediação de ensino; menos de 50% das escolas providenciaram algum tipo de equipamento tecnológico para o trabalho dos professores, e os aplicativos para videoconferência e de mensagens foram as principais ferramentas digitais utilizadas.

pelas escolas

Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES