Banca de DEFESA: NOÉLIA DE SÁ RÊGO

DISCENTE : NOÉLIA DE SÁ RÊGO
DATA : 27/01/2023
LOCAL: Virtual

EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ

Educação, Formação de professores, Prática docente, Amazônia, Várzea

O estudo investiga a formação continuada de professores que atuam em escola de várzea no município de Santarém-Pará, a partir da implementação do Plano Municipal de Educação (2015 a 2025), o qual tem como estratégias promover a formação continuada de professores das escolas do campo considerando suas diferenças e especificidades, o que serviu de indicador para se questionar como a formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) contribui com o trabalho dos professores que atuam em escola de várzea no Município de Santarém. A pesquisa teve como objetivo geral investigar como a formação continuada desenvolvida pela SEMED, tem contribuído para a prática pedagógica dos professores da escola da Várzea. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de caso, realizado com base em pesquisa documental e trabalho de campo. O local da pesquisa foi uma escola polo situada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Aritapera, área de várzea - Município de Santarém - Pará. Para alcançar o objetivo, realizamos estudo da literatura sobre a educação do campo e formação continuada de professores e foram realizadas análises de documentos elaborados e divulgados pelo Ministério da Educação, Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico da Escola pesquisada. Realizou-se entrevistas com perguntas semiestruturadas com: 01 coordenador de Educação do Campo/Rios, 01 diretora e 07 professores que atuam no Ensino Fundamental de primeiro ao nono ano que fazem parte do corpo docente da escola desde 2015. Os dados obtidos foram interpretados mediante a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que o município não dispõe de uma política de formação continuada para atender as necessidades dos professores que atuam nas escolas do campo/várzea. As formações realizadas pelo município são resultantes dos programas federais e da parceria com Instituto Ayrton Senna. Todavia essas formações são generalistas e não contemplam as demandas e especificidades das escolas do campo. Dessa forma contribuem pouco na prática pedagógica dos professores que atuam nesses espaços. O que mostra a necessidade de repensar a formação inicial e continuada dos professores que atuam nas escolas do campo dessa região. Em se tratando das escolas de várzea é importante considerar que a maioria funciona com classes multisseriadas o que exige do professor conhecimento amplo, contextualizado sobre essa realidade. Revela também a necessidade de que sejam pensadas políticas públicas que valorizem o professor e deem condições adequadas de trabalho.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA