Banca de DEFESA: LUCLECIA PATROCINIO DE JESUS

DISCENTE : LUCLECIA PATROCINIO DE JESUS
DATA : 25/01/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS DIVULGADOS NAS MÍDIAS SOCIAIS

Educação infantil. Escrita. Leitura. Youtube.

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os enunciados encontrados em vídeos publicados na plataforma do Youtube que apresentem o tema leitura e escrita na educação infantil. Especificamente, pretende-se identificar nas falas dos interlocutores a quem se destinam os conteúdos verbais; Apontar os vídeos mais e menos visualizados apontando seus conteúdos e possíveis repercussões sociais, seja na escola ou na comunidade em geral e refletir sobre os possíveis entendimentos em relação à escrita a partir dos enunciados. Para contextualizar o problema dessa pesquisa e para ampliar o entendimento sobre a escrita na educação infantil, foi realizado um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e em alguns repositórios dos programas de pós-graduação das universidades públicas. Os pressupostos teóricos do estudo estão fundamentados nas ideias de Vigotski (1931, 1995/2000, 2021); Leontiev (2018), Luria (2018) e de autores que abordam o tema a partir da Teoria Histórico-cultural- THC, tais como Mukhina (1995) e Mello (1999, 2005, 2007,2010, 2012, 2015, 2021), que trazem discussões sobre o complexo processo de aquisição da escrita pela criança. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória a partir da análise das falas encontradas nos vídeos publicados na plataforma do Youtube. Apenas 52 vídeos foram considerados aptos para fazer parte desse estudo segundo os seguintes critérios: serem brasileiros, explicativos e que abordam a leitura e escrita na educação infantil de forma direta ou indireta. Por meio das análises, constatou-se que os vídeos transmitem conteúdos que reforçam a ideia de que qualquer pessoa pode ensinar a criança a desenhar letras e formar palavras, e isso é preocupante, principalmente para âmbito educacional, que em meio a pandemia da Covid-19, ganhou novos adeptos em relação à educação escolar em casa – Homeschooling. À vista disso, faz-se necessária uma compreensão da escrita, para além dos seus aspectos mecânicos, como elemento cultural complexo, sendo um instrumento fundamental para o desenvolvimento humano.

Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS