Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDENIRA SILVA DE MELO

DISCENTE : VALDENIRA SILVA DE MELO
DATA : 30/01/2023
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

Educação Escolar em um Quilombo de Várzea na Amazônia Paraense: Dificuldades e desafios (2018-2022)

Escola de várzea. Educação Escolar Quilombola. Educação do Campo.  Saracura. Epistemologias negras.

A presente pesquisa tem por objetivo geral compreender as dificuldades e os desafios pedagógicos da Educação Escolar na Escola de várzea Nossa Senhora do Livramento, no Quilombo Saracura, em Santarém-Pará, com a intensificação da política neoliberal conservadora, no período de 2018-2022. Se configura no tipo bibliográfica, documental combinada com procedimentos de trabalho de campo. A compreensão da realidade está alicerçada na dialética marxista em diálogo com teorias nas quis as temáticas de educação do campo, territorialidade e questões correlatas estão presentes. O diálogo entre classe e raça, são fundamentais para a compreensão e a atuação de uma educação na perspectiva anticlassista, anticapitalista e antirracista. Partindo de tais premissas, infere-se que no ano de 2018 o desabamento da Escola de várzea Nossa Senhora do Livramento desafiou professores, alunos, equipe gestora e demais profissionais a criarem estratégias alternativas para a continuidade da oferta da educação aos alunos, em virtude do descaso governamental local e nacional e da crise sanitária da Covid-19. Diante a essas dificuldades e desafios, a escola representa uma alternativa para a melhoria das condições de vida das pessoas, desde que a elas sejam dadas as possibilidades de aprender.

Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS