A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DE ENUNCIADOS PUBLICADOS NAS MÍDIAS SOCIAIS.
Palavras-Chave: Brincadeira. Desenvolvimento. Educação Infantil. Youtube
Este trabalho tem como objetivo analisar os enunciados presentes em vídeos publicados no Youtube sobre a brincadeira na educação infantil. Para isso, buscou-se identificar o que está sendo produzido sobre a brincadeira em vídeos publicados no Youtube, refletindo sobre as concepções contidas nas falas dos apresentadores dos vídeos, além de verificar os apontamentos sobre o papel dos professores na brincadeira e a qual público essas produções se destinam. Os pressupostos teóricos do estudo estão fundamentados em Vigotski (2003, 2008, 2010, 2018); Elkonin (2009); Leontiev (1978, 2010) que trazem discussões sobre a brincadeira como atividade guia do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Por meio da pesquisa empírica realizada na plataforma do Youtube, foram catalogados cem vídeos que trazem explicações sobre a brincadeira na educação infantil. O material selecionado para análise foram 28 vídeos delimitados conforme os seguintes critérios: 1) vídeos da área da educação destinados a professores; 2) vídeos que não ultrapassassem 30 minutos de duração. Por meio dessa análise, foram encontrados vídeos com deferentes concepções acerca do brincar. Alguns consideram a brincadeira como atividade que contribui para o ensino de conteúdos, enquanto outros destacam a importância da brincadeira livre para o pleno desenvolvimento infantil. Os vídeos também destacam a importância do papel dos professores para o desenvolvimento do brincar. Entre as práticas destacadas como importantes de serem realizadas pelos docentes em relação ao brincar infantil, estão: a observação, a intervenção, a organização dos espaços onde se brinca, o planejamento, a participação do professor como brincante, a apresentação de novos temas através de visitas a locais que contribuam para o enriquecimento do brincar. Espera-se que esse estudo possa incentivar novas pesquisas sobre a brincadeira, promovendo reflexões sobre sua importância para a educação infantil, ultrapasando as concepções de seu uso para fins conteudistas.