Banca de DEFESA: SIMONE KELLY RABELO MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE KELLY RABELO MARTINS
DATA : 30/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA SOBRE CULTURA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES EM PERIÓDICOS BRASILEIROS


PALAVRAS-CHAVES:

Escrita. Educação Infantil. Produções acadêmico-científicas brasileiras.


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Considerando as especificidades do trabalho pedagógico com a escrita na educação infantil, e por essa temática estar dentro do eixo “currículo” que integra um dos vários campos de investigação do Grupo de Estudos e Pesquisas em educação infantil (GEPEI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), surgiu a necessidade de pesquisar artigos que abordem esse tema nas produções científicas brasileiras, haja vista que, ao longo dos últimos anos, várias concepções e tendências pedagógicas têm disputado lugar nas políticas públicas e nas práticas docentes para esta etapa da educação no Brasil. Este trabalho inspira-se nas ideias de Vigotski e seus colaboradores e nos estudos de pesquisadores contemporâneos, como Mello (2010), que compreendem a escrita como um instrumento cultural complexo. A pesquisa tem como objetivo principal identificar o que as produções acadêmico-científicas brasileiras apontam sobre o tema escrita na educação infantil, procurando destacar as principais concepções pedagógicas desse material, a partir de uma Pesquisa Bibliográfica semelhante ao Estado da Arte, considerando os artigos do período de 2010 após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil até 2022. As buscas foram realizadas através do Google Acadêmico, base de dados do SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e outros repositórios acadêmico científicos brasileiros.  A análise aponta que ainda há a presença de concepções de escrita que apoiam implicitamente a escolarização da criança com base em métodos de alfabetização e/ou letramento. Por outro lado, obervou-se indícios de que os sistemas educacionais e as instituições de educação infantil tem buscado superar modelos tradicionais de ensino e reconhecem a Educação Infantil como uma etapa importante para o desenvolvimento cultural e psíquico da criança.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interna - 1797078 - ELENY BRANDAO CAVALCANTE
Externa ao Programa - 1180963 - MARIA DE FATIMA SOUSA LIMA - UFOPA
Notícia cadastrada em: 18/01/2023 18:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa