Banca de DEFESA: RONILSON DOS SANTOS BEZERRA

DISCENTE : RONILSON DOS SANTOS BEZERRA
DATA : 24/02/2023
LOCAL: Remoto

O DESEMPENHO EM FÍSICA DOS ALUNOS DE SANTARÉM (PA) QUE PRESTARAM O ENEM 2019: ANÁLISE PSICOMÉTRICA UTILIZANDO A TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES E A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM

Ensino de Física; Enem; Avaliação; Psicometria

A Física ainda é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil de ser aprendida. Por outro lado, pesquisas mostram as dificuldades encontradas por professores quando buscam aproximar os conceitos científicos da realidade experimentada pelos alunos para tornar o ensino dessa área mais dinâmico. Além disso, alguns autores apontam que, na atualidade, o ensino de Física no Ensino Médio tem focado muito mais na resolução de problemas – com foco nos processos seletivos para ingresso no ensino superior – do que na aprendizagem e compreensão dos fenômenos físicos. Sabe-se que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que inicialmente era usado apenas como uma avaliação educacional, atualmente é o segundo maior exame do mundo para ingresso no ensino superior. Com isso, os resultados destes exames são importantes fontes de dados para analisarmos o desempenho dos alunos nas mais diversas áreas do conhecimento após a conclusão do Ensino Médio. E neste sentido, visando compreender qual o desempenho dos alunos de Santarém em relação aos conteúdos de Física, esta pesquisa utilizou dados do Enem 2019 e assim foi realizada uma análise psicométrica, por meio da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI), com o objetivo de analisar o desempenho dos alunos residentes em Santarém e que realizaram a prova de Física do Enem 2019. Os resultados obtidos mostram que a média de acertos dos 11.624 alunos que realizaram o exame, foi de apenas 22,56%. Resultado este, que apesar de baixo e preocupante, não destoa muito da média nacional mostrada em outras pesquisas, que destacam os baixos resultados obtidos pelos alunos, nos itens de Física, bem como nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN), que é composta com por itens de Física, Biologia e Química. Os achados desta pesquisa mostraram ainda, que no Enem 2019, os resultados obtidos pelos alunos, na prova de CN, foi tão baixo quanto os resultados dos itens específicos de Física, o qual é pior ainda entre os candidatos que possuem menor renda familiar, sendo que o contrário também é verdadeiro: alunos com renda familiar maior, obtiveram notas maiores na prova de CN. Parte deste resultado ruim pode ser também porque alguns itens não estão conseguindo avaliar adequadamente os alunos, uma vez que os resultados da análise via TRI mostram que vários itens possuem baixo poder de discriminação, ou seja, não conseguem avaliar adequadamente os alunos que possuem habilidade - para responder aquele item - dos que não possuem.

Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA