Banca de QUALIFICAÇÃO: WERLISON SILVA DE SOUSA

DISCENTE : WERLISON SILVA DE SOUSA
DATA : 28/02/2023
LOCAL: online

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A CASA FAMILIAR RURAL DE BELTERRA: EXPERIÊNCIAS DOS JOVENS EGRESSOS

Casa Familiar Rural. Egressos. Formação Técnica Educação do Campo

O presente estudo centra-se na questão de egressos da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra – ECCFRB. A partir das leituras e orientações elaboramos a seguinte pergunta de pesquisa: Neste sentido questiona-se: Quais as transformações ocorridas com os egressos da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra, considerando o engajamento profissional do egressos nas propriedades rurais e nas organizações?. Este trabalho adotará como opção teórico-metodológico a abordagem qualitativa, narrativa, pesquisas bibliográficas, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. A referida pesquisa tem com objetivos geral compreender o processo de formação técnica profissional na vida dos jovens rurais egressos da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra/Pará. O referencial teórico traz consigo a base de estudos a partir de Gimonet (1979), Estevam (2003), Oliveira (2008) Castro (2011), Teixeira (2006), Puig Calvó (2002) entre outro. Como resultados preliminares espera-se conhecer as experiências exitosas, protagonizada pelos sujeitos do campo ou não, que podem trazer grandes reflexões sobre o processo formativo desenvolvido pela CFR de Belterra, possibilitando conhecer se de fato se a escola conseguiu articular o processo formativo, além de compreender as contribuições da formação realizada na CFR, na vida dos jovens, chamando atenção para proposta curricular pensada para a educação do campo internalizada pelas Casas Familiares Rurais. Sendo assim possível responder as problemáticas e/ou questionamentos levantando para esta pesquisa.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE