Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : IGOR PEREIRA DOS SANTOS
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Sala virtual (a confirmar)

ANÁLISE E COMPREENSÃO DE INFORMAÇÕES MIDIÁTICAS: DEBATES PÓS-MODERNOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Educação, Formação de professores, Mídias, Pós-Modernidade

O fenômeno da desinformação é uma das grandes problemáticas que humanidade vem enfrentando neste último período da sociedade, a era das tecnologias digitais é a grande impulsionadora deste fenômeno, que conjuntamente com a pós-verdade e a pós-modernidade vem dando sustentação para que esta situação se agrave cada vez mais. Portanto, o presente estudo busca investigar na formação inicial de professores ambientes que visem desenvolver a análise e compreensão de informações midiáticas frente a desinformação, tendo como base teórica: D’Ancona (2018), Lyotard (2009) e Castell (1999). O caminho metodológico é feito com características de um estudo do estado do conhecimento descrito por Morosini (2015), sendo desenvolvido um conjunto de materiais indicativos em vista de colaborar com o processo de formação de professores no que tange à relação da desinformação na sociedade pós-moderna. Este conjunto de atividades foi aplicado, de forma preliminar, com 13 estudantes de graduação do curso de licenciatura em informática educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), como forma de analisar a viabilidade e o desenvolvimento das atividades. Utilizou-se como instrumento para a organização e tratamento das informações: questionários, diário de campo e também uma roda de conversa. Os resultados preliminares dão conta de que o ambiente da formação inicial de professores ainda não consegue abranger a complexidade da situação em que a desinformação se encontra, contudo, o estudo como as análises iniciais consegue também compreende que a educação é de vital importância para lidar com este processo, mas que é somente um dos pilares de enfrentamento a desinformação.

Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR