Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FIGUEIRA NOGUEIRA

DATA : 28/02/2023
LOCAL: Remoto

NA ENCHENTE E NA VAZANTE: A ESCOLA NA VÁRZEA AMAZÔNICA

educação na Amazônia; escolas de várzea; nucleação

O estudo em andamento toma como objeto os processos educativos em escolas de várzea em um polo educacional no município de Óbidos – PA.  Assim, esta construção resulta do esforço de apropriação de conhecimentos de áreas diversas, que buscam compreender esse espaço tão singular que é a várzea, anualmente submetida às mudanças cíclicas de enchente e vazante que afetam também o ambiente escolar. O estudo parte do pressuposto de que a educação na forma escolar é expressão do desenvolvimento histórico da humanidade que se tornou forma dominante de educação (SAVIANI, 2013). Transformação esta, decorrente de inúmeros processos que envolvem uma multiplicidade de fatores. Logo, tais processos não se expressam apenas na realidade ambientada nas escolas, mas também pelas contradições presentes no modo de produção capitalista, que perpassam pela construção, implantação de políticas educacionais, o financiamento da educação, e, portanto, não se resume a aula ou à prática dos professores. Nesse sentido, o problema definiu-se a partir do questionamento: Quais aspectos singulares podem ser identificados nas escolas de várzea pertencentes ao polo Ipaupixuna e se apontam para uma configuração diferente de escolas tipificadas como do campo? Desta forma, busca-se como objetivo geral: Analisar como as escolas se organizam material e pedagogicamente frente às mudanças decorrentes dos períodos de enchente e vazante. Como objetivos específicos: a) Caracterizar a realidade de três escolas que compõem o polo Ipaupixuna, localizadas na várzea do município de Óbidos – PA; b) Identificar projetos desenvolvidos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação para as escolas de várzea no período de 2010 a 2019. Se trata de uma pesquisa documental de caráter descritivo (TRIVIÑOS, 1987), com utilização de fontes primárias e secundárias. Os resultados parciais apresentam inúmeras contradições, desde a forma como a organização escolar é pensada no âmbito da Secretaria Municipal de Educação até a realidade expressa nas condições de funcionamento das escolas.

Interno - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES