Banca de DEFESA: DEQUIM MARQUES DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEQUIM MARQUES DE ARAÚJO
DATA : 13/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: sala virtual google meet
TÍTULO:

Título em Português:

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: Alcances e limites dos currículos
das escolas indígenas do município de Santarém – Pa


PALAVRAS-CHAVES:

Afirmação étnica. Escola. Educação Escolar Indígena. Componentes curriculares.
Secretaria Municipal de Educação.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

A pesquisa de cunho documental e bibliográfica tem por objetivo analisar os currículos escolares da
educação indígena à luz de sua adequação aos processos de afirmação étnica na abrangência da
Secretaria Municipal de Educação - SEMED de Santarém-PA. Esse espaço pertencente ao escopo do
movimento indígena do baixo Tapajós, desde o final do século passado, vislumbra vigoroso
movimento de saída da invisibilização que envolve reafirmação identitária, revitalização de práticas
e saberes, posse e proteção territorial. A investigação partiu da visita in loco em três escolas da região
do Planalto, de modo que, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu primeiramente na Escola Borari
da Vila de Alter do Chão, em seguida na Escola Munduruku Dom Pedro II, e sua conclusão na Escola
Munduruku Santa Helena Munduruku. Na ocasião, realizou-se a coleta de dados, os registros
fotográficos do espaço físico das escolas, entrevistas com os seus respectivos gestores e informações
acerca da composição curricular trabalhada pelo Projeto Político Pedagógico – PPP das instituições
de ensino, que estão em processo de construção. Posto isto, são referenciados os estudos de Rodrigues
(2016), Peixoto & Peixoto (2012), Peixoto, Arenz e Figueiredo (2012), Abreu (2012), Rodrigues
(2018) que discutem o processo de afirmação étnica e identitária das práticas tradicionais indígenas.
Em seguida, apresenta-se as contribuições bibliográficas sobre a constituição curricular das escolas
indígenas de Santarém, para posteriormente investigar se os conteúdos que constam nos componentes
curriculares atendem aos interesses das populações indígenas por uma educação diferenciada. Dentre
os estudos que trabalham os currículos escolares da educação escolar indígena destacam-se: Padilha
(2004), Saviani (2005), Sacristán (2000), Monte (1996), Sacristán (2013), Sacristán (1998),
RCNE/Indígena (1998), Almeida (2010), Teixeira (2016), Junqueira (2015). Na sequência, destacam-
se os aspectos que envolvem as conquistas, os desafios da educação escolar indígena e os direitos
educacionais garantidos pela normativas educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB – 1996), a Constituição Federal (1988) e as pesquisas de Rodrigues (2020), Buratto
(2007), Silva (2012) e Hoffmann (2021). Enfatiza-se as investigações de Colares (2010), Cohn
(2005), RCN (2019), Vaz Filho (2010), Brasil (1988), Brasil (1996) acerca das conquistas e os
desafios da educação escolar indígena.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Externo à Instituição - KARL HEINZ ARENZ - UFPA
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 14:35
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