Banca de DEFESA: JULIANY XAVIER DE SOUSA

DISCENTE : JULIANY XAVIER DE SOUSA
DATA : 28/06/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2009): REPERCUSSÕES NAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS BRASILEIRAS QUE ABORDAM O BRINCAR NAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS

Brincadeira. Faz-De-Conta. Educação Infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.

Este trabalho teve como objetivo analisar as repercussões das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil−DCNEI (2009) nas produções acadêmico-científicas brasileiras que abordam o tema brincar nas creches e pré-escolas, pretendendo, especificamente apresentar as concepções de brincadeira presentes nas produções acadêmico-científicas brasileiras a partir da promulgação das DCNEI (2009), do ano de 2010 ao ano de 2022; investigar, a partir das concepções sobre o brincar, como essa atividade vem acontecendo no cotidiano das creches e pré-escolas após a promulgação das DCNEI (2009) de acordo com as produções encontradas e identificar os principais desafios apontados pelos trabalhos analisados, que impedem de tornar as brincadeiras eixos norteadores das práticas na EI. Os pressupostos teóricos do trabalho estão fundamentados em uma perspectiva Histórico Cultural de Vigotski (1995, 2000, 2008, 2010, 2018) e seus colaboradores, Leontiev (2004, 2010), Luria (2010), Elkonin (2009) e de autores contemporâneos como: Barbosa (2016, 2020), Duarte (2004), Mello (2007, 2010, 2015), Mukhina (1996), Prestes (2012) entre outros autores que contribuíram com a pesquisa. Recorreu-se ainda aos documentos oficiais das principais legislações que regem a Educação Infantil no país. Para contextualizar o problema de pesquisa visando ampliar o entendimento acerca das brincadeiras e como elas tem sido vistas nas pesquisas, realizou-se um levantamento bibliográfico nas plataformas de pesquisa: Google Acadêmico, Revista Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Research Gate. Do ponto de vista metodológico, este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a partir das análises realizadas nas produções acadêmicas cientifico-brasileiras extraídas a partir de levantamento do estado da arte seguindo aos seguintes critérios de inclusão: o texto deveria se tratar de um artigo científico; o ano de publicação estar dentro do recorte temporal estabelecido pela pesquisa; O artigo deveria apresentar através do título, a brincadeira na Educação Infantil. O resumo deveria abordar as DCNEI (2009). As análises do texto foram divididas em três categorias, de acordo com os objetivos específicos deste trabalho onde observou-se que a brincadeira ainda precisa ser melhor desenvolvida dentro das instituições de Educação Infantil levando em consideração os eixos Norteadores da DCNEI (2009) que são as interações e brincadeiras, deixando assim, de ser vista como uma atividade natural do ser humano ou ainda usada apenas com fins didáticos ou prêmio por bom comportamento.

Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - 1797078 - ELENY BRANDAO CAVALCANTE