Educação Escolar em um Quilombo de Várzea na Amazônia Paraense: Dificuldades e desafios (2018-2022)
Escola de Várzea; Quilombo Saracura; Educação Escolar Quilombola; Educação do Campo; Epistemologias negras.
A presente pesquisa tem por objetivo geral compreender as dificuldades e os desafios pedagógicos da Educação Escolar na Escola de Várzea Nossa Senhora do Livramento, no Quilombo Saracura, em Santarém-Pará, com a intensificação da política neoliberal conservadora, no período de 2018-2022. O trato metodológico desta dissertação, se configura no tipo bibliográfica, documental, combinada com procedimentos de trabalho de campo. A compreensão da realidade está alicerçada na dialética marxista em diálogo com teorias nas quais as temáticas de Educação do Campo, territorialidade e, questões correlatas estão presentes. O diálogo com as Epistemologias negras e, entre classe e raça, são fundamentais para a compreensão e a atuação de uma educação na perspectiva anticlassista, anticapitalista e antirracista. Partindo de tais premissas, infere-se que no ano de 2018 o desabamento da Escola de Várzea Nossa Senhora do Livramento, desafiou professores, alunos, equipe gestora e demais profissionais, a criarem estratégias e alternativas para a continuidade da oferta da educação aos alunos. Para além do descaso governamental local e estadual, quanto a arquitetura estrutural e a oferta do ensino no Quilombo Saracura, a escola, professores, alunos e comunidade, tiveram que aprender a enfrentar e lidar com a crise sanitária da Pandemia do Covid, a partir de 2019. Evidenciou-se ainda, os esforços de implementação da Educação Escolar Quilombola na Rede Pública Municipal de Educação e os desafios dessa prática na Escola de Várzea Nossa Senhora do Livramento. Concernentemente, se observou a precarização do trabalho docente na escola quilombola, visto que, mais de 90% dos funcionários estão na condição de servidores temporários, e grande parte destes, vivem o cotidiano escolar do descaso, da tentativa do silenciamento e negação de direitos por parte das instituições de Estado e, das contradições com a experiência de Educação do Campo no quilombo Saracura. Diante a essas dificuldades e desafios, a escola representa uma alternativa para a melhoria das condições de vida das pessoas, desde que a elas sejam dadas as possibilidades de aprender.