Banca de DEFESA: ERIANE OLIVEIRA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIANE OLIVEIRA SOUSA
DATA : 06/11/2023
HORA: 15:00
LOCAL: ICED
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SANTARÉM/PA: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES MATERIAIS E IMATERIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em tempo integral; Região Metropolitana de Santarém/PA; Educação Integral no contexto Amazônico


PÁGINAS: 123
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as condições materiais e imateriais em escolas que desenvolveram programas indutores de tempo integral da Região Metropolitana de Santarém/PA (RMS/PA), para a efetivação das políticas indutoras de educação integral. Para o alcance do objetivo proposto utilizamos a técnica da análise bibliográfica e documental onde se estrutura a pesquisa a partir: da construção de um mapeamento das pesquisas que já foram feitas no PPGE/UFOPA referente a Educação Integral na Região Metropolitana de Santarém/PA, com recorte temporal entre os anos de 2015 a 2020, como ponto de partida para compreender de que formas as políticas públicas de educação integral vem sendo implementadas na região oeste paraense; a partir do levantamento bibliográfico, notamos que existe a necessidade de aprofundarmos a análise das condições materiais e imateriais das escolas por meio de plataformas educacionais: QEdu – Dados Educacionais; Observatório do PNE; e Laboratório de Dados Educacionais LDE/UFPR. Os resultados revelam que as condições das escolas têm caráter  insuficiente  para dar conta de questões estruturais da política educacional mais ampla como: política de pessoal (vínculos, formação e valorização do profissional), currículo comum que garanta a todos os conhecimentos necessários à formação integral e condições apropriadas na infraestrutura física das escolas, por se tratar de condições para desenvolverem as ações indutoras de educação em tempo integral na Região Metropolitana de Santarém, necessitam de adequações para garantir a efetivação das ações indutoras de educação integral. Conclui-se destacando que a educação integral necessita ser fundamentada nos princípios de autonomia e emancipação, no entanto, esses princípios não têm sido viabilizados do ponto de vista material e imaterial 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Externa ao Programa - 2408310 - MARIA ANTONIA VIDAL FERREIRA - UFOPAExterno à Instituição - LEANDRO SARTORI GONÇALVES - UERJ
Notícia cadastrada em: 17/10/2023 15:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa