FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A DESINFORMAÇÃO: ANÁLISE E COMPREENSÃO DE INFORMAÇÕES MIDIÁTICAS
Educação Midiática, Formação de Professores, Desinformação
O fenômeno da desinformação é uma das grandes problemáticas que humanidade vem enfrentando neste último período da sociedade, a era das tecnologias digitais é a grande impulsionadora deste fenômeno, que conjuntamente com a pós-verdade e a pós-modernidade vem dando sustentação para que esta situação se agrave cada vez mais. Portanto, o presente estudo busca investigar na formação inicial de professores ambientes que visem desenvolver a análise e compreensão de informações midiáticas frente a desinformação. O caminho metodológico é de uma pesquisa qualitativa e exploratória, sendo desenvolvido um conjunto de conjunto de atividades como encaminhamento educacional, em vista de colaborar com o processo de formação inicial de professores no que tange à relação da desinformação e suas inferências na sociedade. Este conjunto de atividades foi aplicado, de forma preliminar, com 14 estudantes de graduação do curso de licenciatura em informática educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), como forma de analisar a viabilidade e o desenvolvimento das atividades. Utilizou-se como instrumento para a organização e tratamento das informações: questionários, diário de campo e também uma entrevista em grupo. Os resultados finais dão conta de que o ambiente da formação inicial de professores ainda não consegue abranger a complexidade da situação em que a desinformação se encontra, contudo, mas compreende ser o ambiente mais favorável para propagar as habilidades de enfretamento a desinformação, de que a educação é de vital importância para lidar com este processo, sendo ela um dos pilares de embate. E de que é preciso ampliar os estudos sobre essa temática