Banca de QUALIFICAÇÃO: TÁSSIA LOURENA FERREIRA GOMES

DISCENTE : TÁSSIA LOURENA FERREIRA GOMES
DATA : 08/11/2023
LOCAL: Remoto

A RELAÇÃO ENTRE A CORPOREIDADE E AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO AEE JUNTO AOS ALUNOS COM TEA

Fenômeno Corporeidade. Transtorno do Espectro Autista. Práticas Pedagógicas. Atendimento Educacional Especializado. Educação na Amazônia.

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral compreender se o fenômeno corporeidade se faz presente na prática pedagógica dos professores de Educação Especial no Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas municipais de Santarém-PA. Aborda-se a importância da Educação Especial na promoção da inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas, com foco no TEA. Destacando a relevância do AEE como um serviço essencial e discute sobre as contribuições do fenômeno corporeidade nas práticas pedagógicas dos professores no AEE. Busca-se revelar perspectivas para contribuir para uma educação mais inclusiva e humanizada na Amazônia. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva fenomenológica e enriquecida pelo discurso do fenômeno corporeidade. A produção de dados ocorreu em campo, permitindo a promoção de informações diretamente no ambiente natural em que os fenômenos se desdobram. Para tanto, foram empregados questionários sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados seguiu a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados, desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005). Até o momento, realizou-se um estudo piloto com a participação de duas professoras de escolas da rede estadual da zona urbana de Santarém-PA. Os resultados parciais da pesquisa destacam que professores de Educação Especial, que atuam no AEE, tendem a limitar sua interação com alunos com TEA ao aspecto intelectual, negligenciando a importância da corporeidade. Isso sugere a necessidade de repensar as abordagens educacionais e promover uma visão mais holística da inclusão, levando em consideração os desafios e potencialidades dos alunos. Através do aprofundamento nessa temática, espera-se contribuir para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, equitativa e humanizada, que reconheça e valorize tais educandos como ser integral, constituído de experiências vividas no mundo e que aprende a partir dessas relações.

Interna - 1885629 - DAIANE PINHEIRO
Externa à Instituição - EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO - UEPA