Banca de DEFESA: ROBERTH LUIZ NOGUEIRA DA COSTA

DISCENTE : ROBERTH LUIZ NOGUEIRA DA COSTA
DATA : 29/11/2023
LOCAL: Instituto de Ciências da Educação - ICED

As Dimensões Educativas presentes nas festas de Ramada de Santa Luzia e no Marambiré, Quilombo Pacoval, Alenquer-Pará.

Festa de Ramada, Marambiré, Educação Escolar Quilombola, repasse.

A pesquisa em questão aborda as dimensões educativas presentes nas festas de Ramada de Santa Luzia e no Marambiré, manifestações culturais que desempenham um papel fundamental na identidade do quilombo Pacoval. Essas manifestações possuem forte caráter identitário e contém em si muitos elementos de sociabilidade e repasse de conhecimento. A Festa de Ramada de Santa Luzia é uma manifestação religiosa que acontece no quilombo desde os anos de 1890, trazida pelos mocambeiros e permanece até os dias atuais, mantida por uma família herdeira da Santa que mantém a tradição de realizar, nos mesmos moldes de quando iniciou, sem a participação da paróquia local. O Marambiré é uma dança de cunho religioso que possui elementos que exaltam a cultura negra, a ancestralidade, a religiosidade de um povo que fugiu das fazendas do município de Santarém-Pará e formaram residência às margens do Rio Curuá. A pesquisa foi realizada no Quilombo Pacoval, município de Alenquer, região Oeste do Pará ,adotamos uma abordagem metodológica qualitativa baseada em pesquisa etnográfica. Utilizamos uma variedade de técnicas de coleta de dados, incluindo entrevistas semiestruturadas, conversas informais, caderno de campo, observação participante, roda de conversa e análise de imagens. Desta forma, para a realização das análises, utilizamos a história oral e a memória dos participantes, tanto das festas de Ramada de Santa Luzia quanto dos componentes do Marambiré, para entendermos de que maneira essas dimensões educativas estão presentes na forma de organizar essas manifestações, assim como dentro dos saberes da comunidade; como acontece o repasse desses elementos educacionais e como estes estão inseridos na educação escolar quilombola do Pacoval.

Presidente - 2381005 - ALAN AUGUSTO MORAES RIBEIRO
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS