Banca de DEFESA: ISABELA SILVA DE VASCONCELOS

DISCENTE : ISABELA SILVA DE VASCONCELOS
DATA : 28/11/2023
LOCAL: Plataforma google meet

A INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESTE FENÔMENO

Educação. Educação escolar. Inclusão. TEA. Educação na Amazônia.

O processo de inclusão escolar de alunos com alguma deficiência ou transtorno é um tema que vem sendo discutido com maior frequência nos últimos anos. Com a criação de leis e políticas públicas, houve um aumento considerável desse público nas escolas de ensino regular, especialmente de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desse modo, muitos pesquisadores começaram a investigar a questão da inclusão do aluno com TEA na escola, considerando diversos atores e visões, como os professores e suas práticas pedagógicas, a gestão escolar e a família. Assim, este trabalho tem como objetivo geral compreender como os autores das pesquisas produzidas nos programas nacionais de pós-graduação em Educação percebem a inclusão dos alunos com TEA na educação escolar. Para isso, a presente investigação constitui-se em uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura; tem caráter descritivo, de cunho qualitativo, e utiliza o método fenomenológico. Por se tratar de um estudo com foco nos programas de pós-graduação em Educação, as produções selecionadas foram teses e dissertações disponíveis nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal Periódicos CAPES. Os descritores utilizados nas bases de dados consideraram a associação da palavra Autismo com as palavras: Inclusão, Educação e Escola; e a combinação de Transtorno do Espectro Autista com as palavras: Inclusão, Educação e Escola. Obteve-se como resultado 58 trabalhos, sendo 7 teses e 51 dissertações. A partir disso, foi realizado um aprofundamento em relação às informações contidas nas pesquisas selecionadas, a fim de identificar quais as categorias, políticas, referências, autores e aspectos metodológicos mais utilizados em trabalhos sobre essa temática. De modo geral, a percepção que os pesquisadores têm acerca da inclusão de alunos com TEA nas escolas é de que ainda, atualmente, há muitos desafios a serem superados e de que, apesar de haver políticas públicas que assegurem uma inclusão de qualidade para esses discentes, a realidade ainda encontra-se muito distante disso, pois incluir não é apenas inserir no espaço físico, mas respeitar a singularidade e as peculiaridades da criança, e compreender que para haver a efetivação da inclusão, é necessária a participação de todos – Estado, professores, familiares, alunos etc. –, com o objetivo de gerar autonomia e humanização para esse público. Dessa forma, faz-se necessário que todos trabalhem, desenvolvam e possuam formação adequada, capacitação, recursos financeiros e humanos para atender o aluno com TEA, e assim possibilitar-lhes uma educação de qualidade.

Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR