Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA LETÍCIA SOARES DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA LETÍCIA SOARES DE CARVALHO
DATA : 11/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A GESTÃO DO TEMPO INTEGRAL: ESTUDO EM ESCOLA MUNICIPAL DE SANTARÉM-PA NO CONTEXTO DA PÓS PANDEMIA DE COVID-19 (2022-2023)

 


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de tempo integral-Amazônia. Educação integral. Educação em tempo integral. Ações municipais.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

As primeiras experiências brasileiras de educação integral e em tempo integral decorrem do século XX (Leite; Guerreiro, 2016), e estas foram conduzidas por diferentes concepções de educação integral, seja pelo caráter assistencialista, ou ainda pelo equívoco de limitar a educação integral com o tempo, a jornada ou horário integral (Gadotti, 2009). Com a promulgação da Constituição Federal (1988) atrelando a educação como direito de todos e garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, outras legislações posteriores foram dando visibilidade a plena formação humana, reiterando as condições de acesso e permanência, prevendo a ampliação da jornada escolar gradativamente (ECA, 1990; LDB, 1996; PNE, 2001; PNE, 2014). Dentre as prioridades do Plano Nacional de Educação (2001), foi estabelecida a educação em tempo integral para as crianças das camadas populares e o Plano Nacional de Educação (2014) trouxe uma meta específica para a educação em tempo integral, prevendo a oferta em pelo menos 50% das escolas públicas e 25% dos(as) alunos(as) da educação básica. Tencionando atender a meta, foram criados dois programas a nível nacional, o Programa Mais Educação (2007) e o Programa Novo Mais Educação (2016), porém o último foi encerrado em 2019. No ano seguinte com a pandemia de Covid-19 que assolou o mundo, as escolas foram fechadas temporariamente e as atividades realizadas remotamente, neste período havia três escolas funcionando em tempo integral no município de Santarém-PA, após a pandemia apenas uma retornou com o tempo integral (Semed, 2022). Nesse sentido, esta pesquisa pretende responder a seguinte problematização: Como a escola deu continuidade ao atendimento da educação em tempo integral na rede municipal de Santarém-PA após a pandemia de Covid-19. Tem como objetivo geral “Analisar os desafios no processo da gestão do tempo integral da rede municipal de Santarém-PA após a pandemia de Covid-19”. Metodologicamente, elencou-se a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a pesquisa bibliográfica foi realizado o levantamento nos bancos de dissertações do PPGE/Ufopa, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Portal de Periódicos da CAPES; a pesquisa documental agrega a legislação federal disponível no site do Ministério da Educação, os documentos norteadores da educação do Estado do Pará, o Plano Municipal de Educação de Santarém e o Projeto Político Pedagógico da escola selecionada para o estudo; a pesquisa de campo foi realizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e após a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, foi realizada entrevistas com a equipe gestora de uma escola de tempo integral. Os resultados preliminares apontam que a equipe gestora tem conseguido conduzir o trabalho após a pandemia de Covid-19 possibilitando aos alunos a oferta das atividades do currículo pleno (disciplinas) e eletivo (atividades extraclasses).

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Externa à Instituição - SANDRA FERNANDES LEITE - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 12:51
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa