Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO GILVANDRO MOREIRA DA SILVA

DISCENTE : MÁRCIO GILVANDRO MOREIRA DA SILVA
DATA : 13/12/2023
LOCAL: Remota

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE AS VISÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE DE EGRESSOS DA LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UFOPA

Interdisciplinaridade; formação inicial; egressos; matemática e física.

A interdisciplinaridade na formação inicial de professores é uma temática relevante para a educação contemporânea. Entretanto, “apesar de ser o objetivo de muitas práticas e reconhecidamente importante, o conceito de interdisciplinaridade ainda é polissêmico e o seu desenvolvimento carece de estudos, particularmente na formação inicial de professores” (FEISTEL, MAESTRELLI, 2012). Nesse sentido, há diversos cursos na Ufopa que hipoteticamente abordam a interdisciplinaridade, dentre os quais, a Licenciatura Integrada em Matemática e Física (Limf), sendo o único curso remanesceste entre outras licenciaturas integradas no âmbito do Instituto de Ciências da Educação da Ufopa. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é “investigar a compreensão de egressos da Limf da Ufopa sobre a interdisciplinaridade na formação inicial de professores, em relação aos aspectos teóricos/ curriculares e sobre a implementação prática da interdisciplinaridade”. O trabalho tem como principais referências os estudos de Araújo et al (2017), Fazenda (2011), Feistel e Maestrelli (2012), Marques e Sauerwain (2020), Pombo (2005, 2008) e Santomé (1998). Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de uma unidade, conforme Alves-Mazzotti (2006), sendo fundamentado em uma abordagem qualitativa em virtude de três pressupostos básicos, de acordo com André (2013): o conhecimento está em constante processo de construção, o caso envolve uma multiplicidade de dimensões e a realidade pode ser compreendida sob diversas óticas. O público-alvo é formado por egressos do curso. Este estudo utilizará os seguintes métodos de coleta de dados: análise de documentos oficiais norteadores da proposta curricular, além de aplicação de 44 questionários e 10 entrevistas semiestruturadas. Os resultados e a discussão da pesquisa serão realizados com base na análise de conteúdo de Bardin (apud Araújo et al, 2017). Dessa forma, espera-se que os resultados possam contribuir para revelar as compreensões dos egressos sobre o que seja a interdisciplinaridade e sobre a implementação prática dessa temática no âmbito da formação inicial. Assim, pode-se encontrar possíveis práticas interdisciplinares exitosas, dificuldades para ações dessa natureza e possibilidades de ajustes na formação de professores.

Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA