Banca de QUALIFICAÇÃO: EUSIVANE MARIA XAVIER NUNES

DISCENTE : EUSIVANE MARIA XAVIER NUNES
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA ROTINA DA PRÉ-ESCOLA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE AVEIRO, PARÁ

Educação Infantil. Brincadeira de faz de conta. Rotina.

A pesquisa tem como objetivo central investigar a relevância e presença do brincar de faz de conta na rotina da pré-escola, em uma instituição pública de Educação Infantil localizada em Aveiro, Pará. A pesquisa se justifica pela carência de estudos abordando esse tema na região e sua importância para a educação infantil, direcionando-se, principalmente, aos professores do município. No contexto da Teoria Histórico-Cultural, a pesquisa pretende abordar de que maneira o brincar de faz de conta contribui para o desenvolvimento das crianças e como essa atividade se insere na rotina escolar. A teoria fornece uma estrutura analítica valiosa para compreender a interação entre a brincadeira e aprendizagem, considerando fatores culturais, históricos e sociais que influenciam essa prática na Educação Infantil. O estudo será conduzido com uma turma de crianças com idades entre 4 e 5 anos, buscando responder à pergunta central: De que forma o brincar de faz de conta se faz presente na rotina da pré-escola? A pesquisa também visa explorar o papel desempenhado pela brincadeira de faz de conta na rotina escolar das crianças, compreendendo sua relevância para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. A metodologia adotada envolverá observações participantes, registros em diários de campo e entrevistas com a professora. A análise dos dados será embasada nos princípios da Teoria Histórico-Cultural, destacando a relação entre a brincadeira de faz de conta, a construção de significados e a internalização de conceitos. Dessa forma, espera-se contribuir para o entendimento da importância do brincar na educação infantil e fornecer reflexões para aprimorar a prática pedagógica na instituição estudada. Em síntese, o projeto busca preencher uma lacuna de conhecimento sobre a presença e relevância do brincar de faz de conta na rotina da pré-escola, explorando-o através da lente da Teoria Histórico-Cultural. Ao final da pesquisa, espera-se oferecer recomendações práticas aos professores e profissionais da educação, promovendo uma abordagem mais enriquecedora e fundamentada para a integração do brincar de faz de conta nas atividades educacionais das crianças pré-escolares.

Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE