Banca de QUALIFICAÇÃO: ILANA SILVA DA SILVA

DISCENTE : ILANA SILVA DA SILVA
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

AS CONTRIBUIÇÕES DE SUEY AMARAL MELLO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Escrita; Educação Infantil; Suely Amaral Mello.

Esta pesquisa em desenvolvimento tem como propósito investigar as contribuições de Mello para o aprimoramento das práticas pedagógicas relacionadas à escrita na Educação Infantil (EI), considerando a preocupação emergente de que as escolas dessa etapa educacional têm priorizado a alfabetização em detrimento de vivências essenciais para o desenvolvimento subsequente da habilidade de escrever. Sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC), a escrita é concebida como um instrumento cultural complexo que exerce influência sobre a inteligência e a personalidade da criança. Embora haja uma crescente atenção à escrita na EI nos últimos anos, algumas abordagens têm se concentrado excessivamente na alfabetização imediata, negligenciando as experiências que sustentam esse processo. A pesquisa, caracterizada como um estudo teórico-conceitual, utiliza a análise do currículo de Suely na Plataforma Lattes como método para levantar sua produção bibliográfica, incluindo artigos, capítulos de livros, dissertações e teses orientadas. O procedimento de análise inclui o uso de uma ficha de leitura para identificar ideias, conceitos, categorias e autores recorrentes nos estudos de Suely. Os resultados iniciais revelam um levantamento de 125 obras de Suely, e uma seleção posterior será realizada para identificar aquelas que apresentam contribuições significativas para o entendimento da escrita na EI. Suely, reconhecida como estudiosa da THC e com referências também a Freinet, oferece reflexões que visam aprimorar a prática docente com base em uma sólida fundamentação teórica. O objetivo principal é contribuir para reflexões acerca do papel da escrita e de suas aplicações na EI. A literatura revisada até o momento indica que a compreensão da escrita nos primeiros anos escolares impacta diretamente a qualidade do processo subsequente, enfatizando a importância do aprofundamento teórico sobre o tema abordado nesta pesquisa.

Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO