Banca de QUALIFICAÇÃO: IASMIN RIBEIRO RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IASMIN RIBEIRO RAMOS
DATA : 18/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

CURRÍCULO E AUTOEFICÁCIA: UM ESTUDO SOBRE A AUTOEFICÁCIA DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM MEIO INTERDISCIPLINAR NO INTERIOR DA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículos potencialmente integrado/ interdisciplinar, Desenvolvimento profissional docente, Formação Inicial, Educação na Amazônia, Autoeficácia docente.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

A formação inicial de professores é uma área do conhecimento vasta que apresenta variadas possibilidades de investigação e uma das maneiras de compreendê-la e abordá-la é considerá-la como parte de um processo contínuo e permanente de desenvolvimento profissional. Nesse sentido, a formação inicial de professores numa perspectiva interdisciplinar tem expressado um grande leque de abordagens, já que avaliar a formação inicial interdisciplinar de professores inclui como parte o estudo da identidade profissional docente em uma perspectiva do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). E essa dimensão se vê afetada por um currículo potencialmente interdisciplinar/integrado, pois ele oferece estruturas para o desenvolvimento de competências e crenças que podem favorecer a atuação profissional do egresso e a sua inserção no mercado de trabalho. Assim, tem-se como objetivos específicosconstruir/validar um instrumento de medida de autoeficácia docente; mensurar a autoeficácia docente dos licenciandos de anos distintos da LIMF; comparar a autoeficácia docente dos licenciandos de diferentes cursos de licenciatura com as dos licenciandos da LIMF. Esta pesquisa tem cunho exploratório com metodologia empírico-analítica e para esse enfoque será utilizado o instrumento questionários. O público-alvo será os acadêmicos de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) e este estudo utilizará os seguintes métodos de coleta de dados: análise aprofundada de documentos oficiais norteadores da proposta curricular, que já vem sendo desenvolvida em outros trabalhos do PPGE, e aplicação de questionário, por esse motivo, o tratamento e análise de dados marcadamente quantitativas. Dessa forma, espera-se que os resultados possam contribuir para a ampliação do entendimento sobre a autoeficácia docente e a formação de professores, além de examinar se a UFOPA está formando professores que tenham crenças de conseguirem ser bons professores. A partir da leitura de referenciais teóricos e da análise de alguns trabalhos já obtidos sobre as temáticas de: autoeficácia docente, currículos potencialmente interdisciplinares/integrados, formação docente e interdisciplinaridade, consideramos que o presente estudo será de grande relevância para compreender mais sobre a estrutura curricular do curso de LIMF.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Externo à Instituição - LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN - UFRGS
Notícia cadastrada em: 13/12/2023 15:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa