Banca de DEFESA: JULIANA FIGUEIRA NOGUEIRA

DISCENTE : JULIANA FIGUEIRA NOGUEIRA
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

NA ENCHENTE E NA VAZANTE: A ESCOLA NA VÁRZEA AMAZÔNICA (2010-2022)

Educação na Amazônia; escolas de várzea; nucleação.

Esta pesquisa trata da educação escolar em um polo educacional composto por escolas nucleadas na várzea do município de Óbidos-PA, no oeste paraense. O estudo teve como objetivo geral analisar como as escolas de várzea se organizam material e pedagogicamente frente às mudanças decorrentes dos períodos de enchente e vazante. O recorte temporal 2010-2022 do estudo, se deu a partir do início da organização por polo no município e, estende-se a 2022 para assim abarcar problemas fundamentais que impactaram as escolas brasileiras, sobretudo, no campo – o governo nefasto de Jair Bolsonaro e a Pandemia de Covid-19. As fontes utilizadas para o estudo foram bibliográficas e documentais, a partir de plataformas para levantamento de fontes sobre a realidade material das escolas como QEdu – Dados Educacionais; Laboratório de Dados Educacionais LDE/UFPR, bem como, portais públicos: IBGE Cidades, site da prefeitura do município de Óbidos, além de dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação - SEMED e Conselho Municipal de Educação. Diante de um conjunto de fontes para além das legislações e, com vistas a ter uma visão ampliada do processo (CASTANHA, 2011), tomamos o método de estudo de caso ampliado a partir de Burawoy (2014) como técnica, pela vivência no campo de estudo, que trouxe um destaque etnográfico, por razões da inserção da pesquisadora como partícipe da realidade lócus da pesquisa. As mudanças cíclicas que ocorrem no ambiente de várzea refletem na realidade escolar, à medida que torna necessária medidas diferenciadas para o enfrentamento dos problemas causados pela enchente e vazante do rio Amazonas. Além disso, toda a rede municipal que oferta educação escolar para atendimento às populações do campo é feita a partir de escolas nucleadas. Os resultados indicam uma tendência na política de nucleamento que contribui para o fechamento das escolas no município, fato que mantém íntima relação ao que ocorre em outras realidades brasileiras, possui vínculos com as políticas neoliberais na educação, que precarizam a escola, o trabalho dos professores e procuram reduzir a importância da escola, dos conteúdos escolares na formação humana, sobretudo, da classe trabalhadora no campo.

Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA