Banca de QUALIFICAÇÃO: JAINE BEZERRA MARTINS

DISCENTE : JAINE BEZERRA MARTINS
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Plataforma Meet

LAICIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO NO PARFOR DA UEA (2014-2018)

Currículo. Política Educacional. Amazônia. FONAPER

Esta pesquisa, em andamento, analisa o curso de Licenciatura em Ciências da Religião implementado entre os anos 2014 e 2018 na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Cidade de Manaus Estado do Amazonas, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e que foi destinado aos docentes de Ensino Religioso da rede pública de ensino cadastrados na Plataforma Freire. O campo de estudos da pesquisa é o da História do Tempo Presente e o objetivo é analisar a problemática da laicidade no campo educacional, tendo em vista que, para ser ofertado em uma instituição pública como UEA, era fundamental que o curso adotasse um currículo laico. Quanto aos procedimentos metodológicos, envolve análise, interpretação e problematização de fontes documentais e orais, sendo que os documentos são Relatórios Internos de Autoavaliação e Externos de Avaliação, o Projeto Pedagógico de Curso e na pesquisa de campo faremos entrevistas semiestruturadas utilizando os procedimentos teórico-metodológicos da História Oral. Os documentos já foram disponibilizados pela UEA e a pesquisa de campo encontra-se aprovada pelo Comitê de Ética da Plataforma Brasil (Parecer 6.316.118). Preliminarmente, a pesquisa identificou indícios de que grupos religiosos privados interferiram direta e indiretamente na implementação do currículo do curso na UEA, principalmente os que estavam vinculados ao Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), uma instituição formada majoritariamente por religiosos cristãos, que surgiu em meados de 1955 no contexto de criação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Portanto, a relevância social e científica da pesquisa encontra-se no fato de que a laicidade é um princípio garantido constitucionalmente e o Ensino Religioso, seja com disciplina ou na formação de seus professores, não pode ser ofertado com proselitismo.

Presidente - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA