Banca de DEFESA: AMANDA CARVALHO CANTAL DE SOUZA

DISCENTE : AMANDA CARVALHO CANTAL DE SOUZA
DATA : 20/12/2023
LOCAL: google meet

INTERDISCIPLINARIDADE EM PAUTA: UM ESTUDO SOBRE A LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Interdisciplinaridade; Perspectivas Racionais; Formação de professores, Licenciaturas Interdisciplinares

A literatura especializada aponta que, no Brasil, estudos sobre a formação inicial de professores vêm sendo feitos em grande volume nas últimas décadas. Todavia, investigações sobre as práticas de ensino e representações docentes tem sido temas priorizados, em detrimento de investigações sobre os cursos, suas estruturas e processos formativos. Dito isso, justifica-se o investimento na presente pesquisa que assume como campo de conhecimento a formação inicial de professores em Licenciaturas Interdisciplinares (LI’s) e que tem como objeto empírico o curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) da Universidade Federal do Oeste do Pará. Caracterizada como um Estudo de Caso Qualitativo Instrumental, essa investigação objetiva compreender, a partir de entrevistas semi-estruturadas com docentes que já passaram ou fazem parte do núcleo docente estruturante (NDE), e da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em que medida as visões sustentadas por docentes e veiculadas pelo PPC são coerentes com conhecimentos produzidos na literatura sobre interdisciplinaridade e tradições racionais concernentes à formação de professores. Através de categorias construídas com base na literatura especializada, buscamos sistematizar a diversidade de visões sobre interdisciplinaridade que atravessam o documento norteador do curso e a percepção dos docentes entrevistados, além das racionalidades que subjazem essa licenciatura. Observamos que a LIMF, como um curso implementado em uma universidade recém-criada no interior da Amazônia através do Programa REUNI, foi idealizada como uma Licenciatura Integrada e Interdisciplinar, em conformidade com os pressupostos preconizados por este programa. Além disso, seu Projeto Pedagógico, publicado em 2015, apresenta um enfoque na Racionalidade Prática, em conformidade com a Resolução CNE/CP 01/2002 e o Parecer CNE/CP 28/2001 que instituem diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. Entretanto, nossa análise revelou que apesar da tentativa observada no PPC de se realizar uma nova proposta de licenciatura, a perspectiva de formação que o documento propõe não foi verdadeiramente incorporada. Conclui-se, através da análise dos dados colhidos, que o curso é atravessado por uma miscelânia de concepções, que por vezes emergem de forma contraditória e pouco específica, evidenciando uma carência de aprofundamento teórico sobre o campo da interdisciplinaridade, e a predominância de um modelo Racionalista-Técnico.

Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA