Banca de DEFESA: EDIMAR DE ANDRADE MACHADO

DISCENTE : EDIMAR DE ANDRADE MACHADO
DATA : 22/12/2023
LOCAL: Ambiente remoto

O que pode a educação em tempos de pandemia? Um estudo de revisão sobre o ensino remoto entre os anos de 2020 e 2022

Educação na pandemia; Tecnologias Educacionais. Ensino Remoto; Estudo de revisão.

Esta pesquisa tem o objetivo de compreender o fenômeno do ensino remoto emergencial (ERE) no âmbito do conhecimento científico, levando em conta os papéis cumpridos pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), bem como seus limites e possibilidades na construção da educação do período pandêmico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (GIL, 2008), de natureza bibliográfica com elementos de revisão sistemática de literatura (OKOLI, 2019) e cuja a análise dos dados está ancorada nos pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN, 2021). Para compreender o ERE, optou-se pelo recorte que abrange o conhecimento acadêmico produzido e publicado sobre o assunto em contexto brasileiro entre os anos de 2020 e 2022. Em termos de fundamentação teórica, a pesquisa dialoga com estudos e autores de campos da educação, da cultura digital e de suas interfaces (NÓVOA, 2022; GATTI, 2020; SELWYN, 2011; 2013; FACER e SELWYN, 2021). Recorre-se ainda à legislação aplicada no sentido de regulamentar o ERE no contexto brasileiro. Em termos de resultados, a pesquisa evidenciou: 1) a profusão semântica no processo de nomeação e caracterização de modalidades educacionais implementadas em resposta à crise pandêmica, com destaque para o empenho de pesquisadores dissociarem o ERE de nichos como a educação a distância, ao mesmo tempo em que recorrem a elementos teóricos e metodológicos do e-learning e do ensino híbrido; 2) os documentos oficiais (resoluções, portarias e decretos) publicados em âmbito federal, estadual e municipal tanto ajudaram a normatizar as atividades de ensino em contexto de isolamento social, quanto geraram atritos expressos no plano da (in)segurança jurídica e legalidade do ERE, do uso das tecnologias para o público-alvo da educação infantil, da falta de orientações didáticas e administrativas claras para implementação do ERE, da eficiência do estado no que tange à garantia das condições materiais, organizacionais e financeiras para o pleno cumprimento dos novos regramentos; 3) no âmbito das estratégias e técnicas de ensino, destacam-se atividades de familiarização com e para o uso das tecnologias, novas dinâmicas de interação entre espaços escolares e domésticos, registro e produção de dados sobre os processos de aprendizagem, busca ativa dos estudantes, reconfiguração/ampliação dos repertórios didáticos dos docentes, estabelecimento de parcerias entre escolas e a comunidade para distribuição de atividades e conteúdos. Por fim, desenha-se, ao menos no cerne do discurso acadêmico, a tendência de intensificação do investimento público e privado nos processos de integração da cultura digital à educação no cenário pós-pandemia.

Presidente - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA