Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA DA SILVA PINTO

DISCENTE : PATRICIA DA SILVA PINTO
DATA : 22/12/2023
LOCAL: google meet

Contextualização da Matemática na Educação Escolar Quilombola: uma perspectiva da teoria dos campos conceituais

Cultura; contextualização; aprendizagem.

Na Educação Escolar Quilombola, percebe-se a grande necessidade de proporcionar ao estudante o acesso aos conhecimentos matemáticos, aliados à valorização de práticas e saberes tradicionais que podem contribuir no desenvolvimento cognitivo, conceituando significados importantes no processo do ensino e aprendizagem da criança e adolescentes (VIGOTSKY, 1988). Portanto, propõem-se uma estratégia de ensino que venha viabilizar a assimilação dos conteúdos matemáticos, valorizando o conhecimento prévio do aluno de forma que adquira um conhecimento significativo. O que se busca com o presente projeto é discutir, sobretudo, as ações mentais aplicadas na resolução de problemas matemáticos contextualizados no cotidiano dos alunos no contexto social em que estão inseridos, através da Teoria do Campos Conceituais de Gérard Vergnaud (1933 -2021), que “fornece elementos para a análise das dificuldades dos estudantes e constitui, para nós, uma ferramenta poderosa para a construção de situações-problema” (MAGINA; MERLINI; 2012, p.4).  O objetivo geral desse trabalho é descrever o processo de conceitualização de conceitos matemáticos por estudantes quilombolas do 4º e 5º ano em uma sequência didática envolvendo resolução de problemas contextualizados no cotidiano quilombola de Murumuru, em outras palavras, como os conceitos matemáticos são abordados na sala de aula e utilizados pelos alunos em resolução de problemas. Será desenvolvido um estudo de caso, com abordagem da pesquisa predominante qualitativa, entretanto, existe a possibilidade de coleta de dados quantitativos. Esta pesquisa poderá contribuir significativamente para a pesquisa em educação matemática através do estudo e interpretação da contextualização na didática, na perspectiva dos campos conceituais. Além disso, as descobertas provenientes deste estudo podem ser extremamente valiosas para aprimorar o processo do ensino e aprendizagem do aluno, por meio da replicação das práticas bem-sucedidas na implementação do estudo do campo conceituais na estrutura multiplicativa.

Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interna - ***.262.178-** - LETICIA SANCHES SILVA - UNESP
Externo ao Programa - 1797161 - EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA - UFOPAExterno à Instituição - NATHAN CARVALHO PINHEIRO - UnB
Notícia cadastrada em: 19/12/2023 07:25