TRAJETÓRIAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR DE SANTARÉM-PA
Especificidades linguísticas. Educação de surdos. Inclusão. Trajetórias educacionais. Metodologias bilíngues.
A presente pesquisa objetiva analisar a trajetória educacional dos alunos surdos da graduação das universidades em Santarém - Pará através de seus depoimentos. Tal proposta emergiu a partir da experiência vivenciada como surda nas escolas e no ensino superior, na qual, percebe-se que apesar dos esforços ainda existem muito para percorrer o caminho em direção ao atendimento da educação dos surdos, de modo a atender as suas especificidades linguísticas, principalmente pelo fato da perspectiva geral da necessária ampliação das metodologias bilíngues para fortalecer e estabelecer a educação de surdos no âmbito universitário. Desse modo, tem-se como problema de pesquisa: Como ocorreu a trajetória educacional de educação de surdos dos cursos de graduação das universidades em Santarém- Pará. Assim, pode-se analisar a trajetória educacional dos alunos surdos da graduação das Universidades em Santarém-Pará através de seus depoimentos. Para isso, destaca-se como objetivos específicos: Identificar; a partir dos relatos dos surdos; as práticas pedagógicas desenvolvidas para o seu processo de inclusão no ensino superior; apontar os avanços relatados pelos alunos quanto a inclusão de surdos nas universidades; destacar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos surdos para o seu processo de escolarização no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual será realizada entrevistas com roteiro semiestruturado com oito surdos, que concluíram a graduação, a fim de compreender o seu processo de escolarização. Essa pesquisa será de grande relevância, pois irá destacar o trabalho desenvolvido nas universidades no interior da Amazônia, quanto às práticas com alunos surdos, assim como trará reflexões importantes para o pensar de novos caminhos para a educação de surdos.