Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA MONIQUE COSTA MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA MONIQUE COSTA MAIA
DATA : 05/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) EXECUTADO PELA UFOPA: PERSPECTIVAS, ALCANCES E CONTRIBUIÇÕES NOS MUNICÍPIOS QUE OFERTARAM TURMAS DE 2010 A 2018


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores. PARFOR. Ufopa. Educação na Amazônia. Qualidade da educação. 


PÁGINAS: 41
RESUMO:

As discussões acerca das políticas educacionais para a formação de professores se constituem como fundamental na sociedade brasileira, em especial nos municípios da região Amazônica, considerando suas especificidades regionais e educacionais. A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 constituiram a base legal para o planejamento e execução da política nacional de formação de professores no Brasil, sustentada pela justificativa da necessidade de melhoria da qualidade da educação básica nacional. Dentre as políticas nacionais implementadas, surge o PARFOR como um programa emergencial, visando induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para docentes em exercício na rede pública de educação básica, tendo como foco a melhoria na qualidade da educação, cabendo às Instituições de Ensino Superior, como a Ufopa, a oferta de cursos e turmas. A presente pesquisa objetiva analisar contribuições do PARFOR, enquanto política educacional, para a educação pública nos municípios com turmas ofertadas pela Ufopa, de 2010 a 2018. Como percurso metodológico será adotada a pesquisa mista, com a utilização de métodos quantitativos e qualitativos, considerando que se pretende trabalhar com informações numéricas das turmas ofertadas pelo PARFOR/Ufopa (turmas, ingressantes, concluintes, taxa de sucesso, IDEB, SAEB), e com análises conjunturais dessas informações, correlacionando qualitativamente com contribuições na educação básica daqueles municípios atendidos. O arcabouço teórico contemplará a pesquisa bibliográfica e documental, abordando diferentes autores que trabalham com a temática, além de documentos normativos relacionados ao PARFOR. Os resultados parciais, com base nos referenciais teóricos abordados e nos documentos relacionados ao PARFOR, apontam que esta política educacional vem sendo executada pela Ufopa desde 2010, com interrupção no período de 2014 – 2017, e reativação de novas turmas no ano 2018, atendendo pouco mais de 3. 800 professores em formação, até aquele ano, oriundos de diferentes municípios da região Oeste do Pará, embora as turmas ofertadas tenham ocorrido somente em oito municípios da região. Constata-se ainda, que o IDEB nos municípios atendidos pelo PARFOR/Ufopa, deram um salto de 2,7 no ano de 2005 para 4,5 em 2017, apontando, ao se considerar o indicador citado, melhoria significativa na qualidade da educação básica nesses municípios.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externa ao Programa - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 02/02/2024 12:10
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