BIBLIOTECA ESCOLAR, LEITURA E EDUCAÇÃO NO QUILOMBO
DE SARACURA
Educação; Leitura; Quilombo Saracura; Biblioteca escolar.
Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE, ao Grupo
de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e Juvenil na Escola- Lelit, da
Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa, faz parte da linha de pesquisa Conhecimento e
Formação na Educação Escolar. O objetivo da pesquisa é investigar e analisar as razões pelas
quais é tão difícil a permanência de uma biblioteca na Escola Municipal de Educação Infantil
e Ensino Fundamental Nossa Senhora do Livramento, no quilombo Saracura, Santarém Pará.
Para compreender como ocorre a circulação da leitura no quilombo adotou-se o procedimento
metodológico da pesquisa-ação, com base em Franco (2005), com a participação dos
comunitários, busca-se a transformação da realidade local em coletivo, afim de analisar as
dificuldades pelas quais tornam-se o processo de efetivação de projetos de leitura tão difíceis
no quilombo. Destaco como base teórica Saviani (2018); Britto (2016); Adorno (2005);
Candido (2011) e Santos (2016).