Banca de DEFESA: JACQUELINE FARIAS GALVÃO

DISCENTE : JACQUELINE FARIAS GALVÃO
DATA : 21/02/2024
LOCAL: R10

HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS E VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS:
UMA RELAÇÃO A PARTIR DA VERBALIZAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO
FUNDAMENTAL

Habilidades Sociais Educativas; Variáveis Sociodemográficas; Professores.

A presente pesquisa, intitulada “Habilidades Sociais Educativas e Variáveis Sociodemográficas: uma relação a partir da verbalização de professores do Ensino Fundamental”, teve como objetivo geral conhecer a relação entre as habilidades sociais educativas e as características sociodemográficas dos professores. Especificamente, buscou: a) conhecer os dados sociodemográficos dos professores; b) verificar a relação do repertório de habilidades sociais educativas dos professores. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, quantitativa e de natureza descritiva e exploratória, realizada com 22 professores de escolas municipais atuantes no Ensino Fundamental I e II da cidade de Santarém - PA. Como instrumentos metodológicos foram utilizados Questionário Sociodemográfico e Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas de Professores – RE-HSE-Pr (BOLSONI-SILVA; MARTURANO; LOUREIRO, 2018). O processo de análise dos dados obtidos por meio do questionário sociodemográfico foi realizado e apresentado através de estatística descritiva produzida no programa SPSS (versão 23.0 para Windows). As análises dos dados do roteiro RE-HSE-Pr foram codificadas por meio das instruções e interpretações do próprio instrumento. Os resultados referentes aos perfis sociodemográficos apontaram 17 participantes femininos e 5 masculinos, totalizando 22 professores, todos com nível superior, porém com variação entre o tempo de atuação profissional, tempo de atuação na escola, jornada de trabalho, área de formação e com o nível socioeconômico na sua maioria acima de 4 mil reais. Quanto às habilidades sociais educativas, o gênero masculino foi o que obteve maior escore, com diferenças mínimas em relação ao feminino. De modo geral, os professores participantes do estudo possuem altos escores referentes às habilidades sociais educativas e com altas práticas negativas também, indicando a necessidade de pensar em estratégias em prol de trabalhar essa demanda com esse público. Observou-se a necessidade de introduzir o tema nas escolas, mais especificamente entre o público em questão no intuito de equilibrar práticas docentes com as relações interpessoais entre professores e alunos.

Presidente - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE