Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA DO SOCORRO FONSECA DA PAIXÃO

DISCENTE : RAIMUNDA DO SOCORRO FONSECA DA PAIXÃO
DATA : 29/02/2024
LOCAL: sala virtual google meet

ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ALMEIRIM/PA: O Sistema Municipal de Ensino à luz da abertura democrática (1980-2010)

Escolarização na Amazônia; Abertura Democrática; História da Educação; Sistema de Ensino. Luta de Classes.

A presente dissertação aborda a escolarização no município de Almeirim, Pará, a luz de seus desdobramentos históricos, sociais, políticos e educacionais no período de 1980 a 2010 que se relacionam com a criação do Sistema Municipal de Ensino. A pesquisa envolveu estudo bibliográfico, documental e de campo do qual coletamos dados em atas e registros do CME, fontes iconográficas, legislação federal, estadual e municipal, arquivos da Secretária Municipal de Educação, Museu Sacra da Diocese de Santarém, arquivos de Escola Diocesana Nossa Senhora da Conceição, escolas municipais e estaduais, do Setor de Documentação da Educação do Campo da SEMED de Almeirim. A análise parcial dos resultados aponta que a criação do SME desse município está intrinsecamente relacionada à abertura dos espaços democráticos no contexto da Constituição Federal de 1988, por isso optamos por esse recorte temporal e, a expansão da escolarização em Almeirim, ocorreu sob disputas sociais por maior espaço de participação da sociedade nas decisões, com vista à implementação de uma política educacional emancipadora, onde a classe trabalhadora em educação pudesse ter voz e vez, contrapondo-se aos histórico interesses das elites que se revezaram no poder local.

Presidente - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES