Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA BERNARDES COÊLHO

DISCENTE : LUANA BERNARDES COÊLHO
DATA : 21/02/2024
LOCAL: H301

HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: AVALIAÇÃO E RELAÇÃO COM AS HABILIDADES SOCIAIS, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS AUTISTAS

Palavras-Chave: Habilidades Sociais; Transtorno do Espectro Autista; Professores;Educação na Amazônia.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por prejuízos em duas grandes áreas, a saber, na interação e comunicação social e nos padrões de comportamento. Esses déficits afetam diretamente na habilidade social desses indivíduos, gerando grandes desafios em suas interações com as outras pessoas. Tais prejuízos podem se manifestar em diversas formas: dificuldade em compreender e expressar de emoções, bem como em interpretar pistas não verbais; dificuldade em iniciar ou manter uma conversa; limitação do interesse em participar de atividades compartilhadas com seus pares, assim como em se integrar em grupos sociais. Reconhecendo a contribuição das habilidades sociais para a qualidade das interações em diversos contextos sociais, incluindo a escola, essa pesquisa tem como objetivo geral: compreender a relação entre as habilidades sociais educativas dos professores e as habilidades sociais; problemas de comportamento e desempenho acadêmico de alunos com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de exploratória e descritiva. O estudo será realizado em duas escolas municipais da cidade de Santarém - PA que atendam alunos com TEA. Participarão desta investigação os professores de alunos autistas do ensino Fundamental I e, como informantes, os pais/responsáveis do aluno avaliado. Os instrumentos utilizados serão: o questionário informativo e Inventário de Habilidades Sociais Educativas – IHSE para a avaliação dos professores; e o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS) para avaliar os alunos. Para análise dos dados obtidos através dos instrumentos será feita a apuração dos escores e comparação de acordo com suas referências normativas. Para as perguntas abertas presente no questionário será utilizado a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefèvre e Lefèvre. Quanto ao tratamento de análise referente a correlação entre os dados será utilizado o programa SPSS (Statistical Package for the Social Science). O presente estudo tem como objetivo a avaliação do impacto das habilidades sociais dos docentes sobre as habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho acadêmico dos alunos autistas, visando contribuir substancialmente para a compreensão das dinâmicas interativas na educação inclusiva, principalmente no contexto amazônico.

Presidente - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS
Interna - 1885629 - DAIANE PINHEIRO