Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA PEREIRA SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIA PEREIRA SALES
DATA : 20/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

QUE SENTIDOS SE FAZEM NAS PROPOSTAS DE LEITURA PARA BEBÊS?


PALAVRAS-CHAVES:

 Leitura; Bebês; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Esta pesquisa está dentro do abrangente campo que estuda leitura, literatura e desenvolvimento infantil na perspectiva da educação escolar e se direciona a investigar como, especialmente os trabalhos acadêmicos, estão compreendendo leitura para bebês e quais estão sendo os embasamentos ao propor ações nesse sentido. Partimos da concepção de leitura como uma atividade intelectual de decifração realizada sobre textos, sobre a língua, nas formas que ela se organiza na escrita e dada a complexidade dessa ação supõe série de exigências, referenciais de repertório, processo de pensamento, o que a caracteriza com uma atividade essencialmente constituída pelas chamadas funções psíquicas superiores. Entretanto, há nos trabalhos voltados a discutir leitura, a ampliação desse termo e entendimento para além do processo descrito acima e partindo da ideia das múltiplas linguagens utilizam o conceito de forma abrangente: lemos rostos, vozes, imagens. Por essa concepção, chegamos aos bebês leitores ou leituras para bebês e nosso objetivo é verificar o que justifica e promove ações nesse sentido.  Para isso, fizemos o levantamento de textos acadêmicos que se voltem sobre o tema e, nesse momento da pesquisa, analisamos 27 artigos a partir de fichamentos que consideram 1. a compreensão de leitura para bebês e as possíveis justificativas do ler com bebês. 2. os modos de realização dessa leitura, as sugestões pedagógicas. 3. a conceituação de leitura, literatura, livros, textos. 4. a concepção de desenvolvimento infantil apresentada nos textos. O exercício também tem sido estudar textos de bases conceituais sobre leitura, literatura e desenvolvimento infantil com a finalidade de situar nossa questão e criar sustentação com lentes analíticas. O que encontramos no corpus empírico nos levou a compreensão prévia de como estão compreendendo leitura para bebês, as justificativas mais utilizadas para propor tal ação e como estão sendo as sugestões pedagógicas para sua realização. Com isso, a partir de leituras conceituais fazemos alguns apontamentos para melhor pensar os próximos passos da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externa à Instituição - PATRÍCIA CORSINO - UFRJ
Interna - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 08:42
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