Banca de DEFESA: DELISVAN BENTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DELISVAN BENTO DA SILVA
DATA : 22/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Meet
TÍTULO:

O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (PME) EM UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE RURÓPOLIS – PA E SUAS INTERFACES COM A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Integral. Programa Mais Educação. Crise Estrutural do Capital. Reformismo. Neoliberalismo.


PÁGINAS: 224
RESUMO:

 

Este estudo tem como objetivo analisar o processo de implementação do Programa Mais
Educação (PME) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almir Gabriel, no município de
Rurópolis, estado do Pará. Investiga o desenvolvimento do programa no contexto da crise
estrutural do capital, examinando as influências da ideologia neoliberal e das ideias reformistas
de sociedade em sua execução. Adotamos na pesquisa uma abordagem de caso, fundamentada
no materialismo histórico-dialético de Marx e Engels, seguindo a perspectiva teórica do filósofo
húngaro István Mészáros (1930-2017). A discussão está fundamentada em três obras centrais
de Mészáros: Para além do capital (2008), Educação para além do capital (2008) e A crise
estrutural do capital (2011). Para abordar o neoliberalismo, dialogamos principalmente com
Pierre Dardot e Christian Laval (2016), e em menor profundidade, com as contribuições de
David Harvey (2014), e outros autores contemporâneos como Gaudêncio Frigotto (2010),
Juliana Jordão e André Fonseca (2021), André Fonseca e Wilson Serejo (2020), Juliana Jordão
(2021), André Fonseca e Lilia Colares (2022), André Fonseca (2019), Paulino Orso (2007),
Marco Gomes e Lilia Colares (2012), Janete Azevedo (2002, 2004), e Janete Azevedo e Maria
Farias (2018). Na abordagem do objeto de estudo, a Educação Integral e o PME, foram
utilizadas as produções de diversos autores, entre eles Lígia Coelho (2009), Débora Jeffrey
(2012), Jaqueline Moll (2009, 2014, 2018), Ana Maria Cavaliere (2010) e Lúcia Maurício
(2009), além da legislação do campo educacional. Após a coleta de dados que ocorreu por meio
de entrevistas, com o suporte de um gravador de voz e a subsequente transcrição das gravações,
procedeu-se à análise das informações coletadas. Isso permitiu interpretar como o PME foi
executado na escola e analisar suas interfaces com a crise estrutural do capital. O período de
implementação do PME na escola estudada ocorreu entre 2012 e 2015, coincidindo com um
contexto de crise institucional e política no país. Nesse cenário, houve a transição de um ciclo
de 14 anos de governos de orientação socialista (2003-2016), liderado pelo Partido dos
Trabalhadores (PT), para um novo grupo político mais alinhado ao mercado. Isso resultou na
descontinuidade de várias políticas públicas, incluindo o PME. Embora o PME tenha sido
concebido como uma política educacional comprometida com a educação além dos interesses
capitalistas, sua implementação na Escola Almir Gabriel foi limitada pelas influências do
capital, evidenciadas pela presença latente do neoliberalismo e pelo seu caráter reformista. Essa
influência se manifestou através de restrição de recursos financeiros, na ênfase em avaliações
externas, na falta de participação comunitária e formação profissional, na exclusão de grupos
do direito à Educação Integral e na ausência de uma política de reestruturação física da escola
para a execução do programa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA
Externa à Instituição - VANDERLEIA PAES LEITE MUSSI - UFMS
Notícia cadastrada em: 22/04/2024 17:02
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