Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO BERGERON LAGO

DISCENTE : MARIA DO SOCORRO BERGERON LAGO
DATA : 25/04/2024
LOCAL: Remoto

POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E PROMOÇÃO DE IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Ensino Superior na Amazônia; Estudantes Indígenas; Política de Ações Afirmativas na Ufopa.

A presença de estudantes indígenas em Instituições de Ensino Superior Brasileiras, tornou-se realidade após décadas de exclusão. Em 2009, no estado do Pará, após ser criada, a Ufopa enfrentou um grande desafio: a inserção de estudantes em situação de vulnerabilidade social, em seu sistema de ensino, dentre estes os de origem indígena. Em 2011, esse ingresso era viabilizado pelo Processo Seletivo Especial (PSE) e a aprovação da Resolução de Nº 200/2017 do Consepe/Ufopa, instituiu sua Política de Ações Afirmativas, tema em estudo. Passados cinco anos de implementação era preciso analisar os resultados práticos ou efetividade dessas ações, razão do objetivo geral do estudo ser: verificar a efetividade das Ações Afirmativas e a Promoção da Igualdade Étnico-racial, sob a perspectiva de estudantes indígenas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A pesquisa tem base empírica/exploratória de campo, de natureza bibliográfica e documental e se sustenta epistemologicamente nas postulações de Bobbio (2004); Lempert (2015); Oliven (2007); Santos(2012); Jodas (2019); Lira (2017); Tosi (2004); Colares e Colares (2012, 2019), que sob vários prismas teóricos, tratam sobre direitos humanos e sociais e educação sob a lente do materialismo histórico-dialético. Participaram estudantes indígenas ingressantes pelo Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), de 2011 a 2022 e servidores da Gestão Estudantil, a estes foram enviados documentos (anexos) solicitando dados acerca dos estudantes indígenas beneficiários da Política. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online (google forms) enviado aos estudantes. O método foi o Materialismo Histórico-Dialético, que me permitiu a compreensão crítica das relações sociais sob o modo de produção capitalista, a desigualdade sócio educacional, política e econômica, suas características comuns. Na análise, utilizei como técnica a triangulação, para verificar a interseção entre as perspectivas dos estudantes indígenas e da Instituição. O resultado da análise mostrou que de fato a Política de Ações Afirmativas da Ufopa apresenta aspectos positivos e negativos. Como aspectos positivos, os estudantes indígenas reconhecem que a Ufopa vem desenvolvendo ações que possibilitam acesso e permanência, como: o auxílio estudantil; a implantação do restaurante Universitário; e o acompanhamento pedagógico via CEANAMA. Para superar aspectos negativos, os estudantes sugerem a necessidade de ações que fortaleçam a política de combate ao racismo na Instituição; a necessidade de haver professores bilíngues em sua língua materna; a formação-capacitação de servidores (técnicos e docentes) para lidar com a diversidade cultural/indígena; a ampliação do número e do valor da bolsa permanência PBP/MEC e do auxílio estudantil destinados à estudantes indígenas; a necessidade de construção de creches para filho(as) de estudantes indígenas mães; moradia para universitários 10 (as) indígenas. Os dados levantados e analisados evidenciam respostas à questão orientadora da pesquisa: como estudantes indígenas percebem a efetividade da Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-racial como política de inclusão e permanência na Ufopa? A Ufopa, desde a sua criação, tem se esforçado para efetivar a sua Política de Ações Afirmativas. Para o fortalecimento da Política de Ações Afirmativas, apresento como proposição, a Ufopa precisa dar e ouvir as vozes dos sujeitos beneficiários dessa política.

Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interna - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES