Banca de DEFESA: MARLY ANGELINA GALÚCIO MACIEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARLY ANGELINA GALÚCIO MACIEL
DATA : 02/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferencia - Google meet
TÍTULO:

JORNAL ESCOLAR: PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS (ADIs)


PALAVRAS-CHAVES:

Atividades didáticas integradas; ensino; língua portuguesa; gêneros discursivos; jornal escolar.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo analisar uma intervenção em sala de aula que se propôs a produzir um jornal escolar usando as atividades didáticas integradas (ADIs) de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística e verificar se essa ação didática contribui para ampliar a capacidade linguístico-discursiva dos alunos no âmbito do ensino básico. A pesquisa qualitativa/participante aconteceu em uma escola da rede municipal de Santarém em 2022, em duas turmas do 9º ano do ensino fundamental. A intervenção se deu através do projeto chamado “Jornal escolar: o protagonismo discente” que objetiva viabilizar o ensino de língua portuguesa a partir de uma abordagem interativa, dialógico-discursiva, propondo a produção do jornal escolar com a dinâmica das ADIs, ampliando a capacidade linguístico-discursiva dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Abordo na intervenção o jornal escolar como prática social, usando nas aulas os gêneros discursivos do jornalismo e literário. Este trabalho se insere num campo de pesquisas que vem se produzindo no ProfletrasUfopa sob orientação de Moura (2016, 2017, 2019 e 2020), professor e pesquisador que postulou as Atividades Didáticas Integradas -ADIs. As quais possibilitam integrar as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística sob uma perspectiva discursiva, interacionista, enunciativa e dialógica da linguagem que está alicerçada nas teorias bakhtinianas. As bases teóricas que respaldam este trabalho são os pressupostos de Bakhtin (2006, 2010a, 2010b, 2011, 2016, 2017), Moura (2016, 2017, 2019 e 2020), Volóchinov (2017), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006, 2008), Koch e Elias (2009a), Bazerman (2011), Fiorin (2020). O corpus desta pesquisa são as aulas de Língua Portuguesa (LP), registradas através de vídeo, áudio e registros de diário de bordo (tanto a docente quanto dos discentes). Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de integração das atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística no Ensino Fundamental. Dessa forma, vê-se, também, que a capacidade linguístico-discursiva dos alunos aumenta significativamente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Externo à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI
Notícia cadastrada em: 26/04/2024 12:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa