Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA SABRINA REBELO LOURIDO

DISCENTE : JÉSSICA SABRINA REBELO LOURIDO
DATA : 20/05/2024
LOCAL: Mini-auditório Alter-do-chão, sala 112 - ISCO, BMT 1, UFOPA Tapajós

ACEITABILIDADE E ADESÃO À VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV) DE MENINAS E MENINOS NA CONCEPÇÃO DE PAIS, RESPONSÁVEIS E PROFESSORES NO BAIXO AMAZONAS, AMAZÔNIA, BRASIL

Vacinação; HPV; Conhecimento; Câncer

Papilomavírus humano (HPV) pertence a família Papillomaviridae e representa um conjunto de mais de 100 tipos de vírus capazes de causar infecção transitória e persistente na pele e mucosa podendo ocasionar verruga vulgar ou verruga comum ou ainda progredir para lesões pré-neoplásicas ou neoplásicas. O Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza a vacina contra o vírus HPV para meninas e meninos de 9 a 14, homens e mulheres transplantados, pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual. A partir de 2024 uma nova estratégia de vacinação contra o HPV foi implantada, o esquema de vacinação em dose única, substituindo o antigo modelo em duas aplicações, com isso a pasta praticamente dobra a capacidade de imunização dos estoques disponíveis no país. O presente projeto tem como objetivo avaliar a aceitabilidade e adesão à vacinação contra o HPV de meninas e meninos de 9 a 14 anos na concepção de pais e responsáveis e professores de escolas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE) no Baixo Amazonas, Amazônia, Brasil. Trata-se de uma pesquisa analítica, de corte transversal, que tem por objeto de estudo o nível de conhecimento sobre o HPV, além da aceitabilidade e adesão à vacinação contra o HPV do público-alvo de meninas e meninos de 9 a 14 anos na concepção de pais e responsáveis e professores das instituições de ensino participantes do Programa Saúde na Escola (PSE) do Baixo Amazonas e captados em Santarém, Pará, no período de maio de 2023 a julho de 2024. Já foram entrevistados 365 pais e/ou responsáveis de meninas e meninos de 9 a 14 anos e 10 professores de um total de 92. Os dados epidemiológicos foram obtidos a partir de questionários específicos para cada grupo.

Presidente - 1071690 - LUANA LORENA SILVA RODRIGUES
Interna - ***.421.662-** - SANDRA LAYSE FERREIRA SARRAZIN - UFPA