Ementa/Descrição: |
OPTA 004 OPTATIVA II LIBRAS
Carga Horária: 45 horas
Bases teóricas da educação inclusiva. A educação de surdos no Brasil. Identidade e comunidade surda. A língua brasileira de sinais: aspectos linguísticos. Língua de Sinais e educação. Exercícios e prática de interpretação.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRITO, Lucinda Ferreira. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004
FERNANDES, Eulália. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003.
GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob (Org.) Caminhos pedagógicos da educação especial. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
KAUCHAKJE, Samira; GESUELI, Zilda Maria (Org.) Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. São Paulo: Plexus, 2003. cap. 8, p. 147-159.
QUADROS, Ronice Muller de; LODENIR, Becker Karnopp. Lingua de sinais brasileira: estudos linguisticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
_______, Carlos (Org.) Atualidades da educação bilingue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto alegre: Mediação, 1999b. v.2. Porto Alegre: Mediação.
_______, Carlos. (Org.) Atualidades da educação bilingue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto alegre: Mediação, 1999a. v.1. Porto Alegre: Mediação.
MOURA, Maria Cecília de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter; FAPESP, 2000.
SALLES, Heloisa et al. Ensino de Lingua Portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Programa Nacional de Apoio à educação de surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2004.
SKLIAR, Carlos (Org.) A Surdez, um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
|