Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS (11.01.06)
Código: IBEF030066
Nome: LIBRAS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ISCO02055 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: OPTA 004 – OPTATIVA II – LIBRAS Carga Horária: 45 horas Bases teóricas da educação inclusiva. A educação de surdos no Brasil. Identidade e comunidade surda. A língua brasileira de sinais: aspectos linguísticos. Língua de Sinais e educação. Exercícios e prática de interpretação. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRITO, Lucinda Ferreira. Integração social & educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993. CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004 FERNANDES, Eulália. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003. GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob (Org.) Caminhos pedagógicos da educação especial. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. KAUCHAKJE, Samira; GESUELI, Zilda Maria (Org.) Cidadania, surdez e linguagem: desafios e realidades. São Paulo: Plexus, 2003. cap. 8, p. 147-159. QUADROS, Ronice Muller de; LODENIR, Becker Karnopp. Lingua de sinais brasileira: estudos linguisticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR _______, Carlos (Org.) Atualidades da educação bilingue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto alegre: Mediação, 1999b. v.2. Porto Alegre: Mediação. _______, Carlos. (Org.) Atualidades da educação bilingue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto alegre: Mediação, 1999a. v.1. Porto Alegre: Mediação. MOURA, Maria Cecília de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter; FAPESP, 2000. SALLES, Heloisa et al. Ensino de Lingua Portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Programa Nacional de Apoio à educação de surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2004. SKLIAR, Carlos (Org.) A Surdez, um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
ISCO02055 - LIBRAS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ISCO02055 ) ATIVO 11/12/2018
( ISCO02055 ) ATIVO 01/01/2010
( ICED010001 ) ATIVO 01/01/2010
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
017 2013.1 FARMÁCIA - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Não 6 Sim
0013 2011.1 ZOOTECNIA - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Não 8 Sim
020 2013.1 INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS - Santarém - BACHARELADO - Presencial - PRODUÇÃO VEGETAL - MT Não 5 Sim
11 2021.1 BIOTECNOLOGIA - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Não 0 Sim
0015 2011.1 BIOTECNOLOGIA - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Não 9 Sim
09 2017.1 ENGENHARIA FLORESTAL - FORMAPARÁ - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Não 0 Sim
BCA01 2022.2 INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Não 0 Sim
049 2016.1 INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Não 0 Sim
08 2017.1 ENGENHARIA FLORESTAL - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Não 3 Sim
07 2011.1 ENGENHARIA FLORESTAL - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Não 10 Sim
047 2016.1 ZOOTECNIA - Santarém - BACHARELADO - Presencial - MTN Não 9 Sim

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa v4.9.7_2024.05.09