Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ICTA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS AQUÁTICOS CONTINENTAIS DA AMAZÔNIA (11.01.02.03)
Código: RAC0005
Nome: DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Pós-graduação e formação para a docência superior. Reflexões sobre a prática docente. A relação universidade e sociedade. Participação do estudante no ensino prático e teórico das ciências aquáticas e suas interfaces, visando à aquisição de experiência para o exercício de suas atividades didáticas.
Referências: Baeta, A. M. 2006. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro. Ed. Forma e Ação. Buarque, C. 2004. A refundação da universidade. www.cristovan.com.br, 32 p. ------------- 2005. A pós-universidade. www.cristovam.com.br . 2 p. Chamlian, H. C. 2003. Docência na universidade: professores inovadores. Cad. De Pesq. 118:41-64. Chauí, M. 2003. A universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Ed., 24: 5-15. Cowan, J. 2002. Como ser um professor universitário inovador ? Reflexão na Ação. Porto Alegre, Ed. Artmed. Demo, P. 2005. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis, Ed. Vozes. 3ª. Ed. Pimenta, S. G.; Anastasiou, L. G. C. 2005 Docência no ensino superior. São Paulo, Ed. Cortez, 2. ed.. Placco, V. M. N. S e Souza, V. L. T. (orgs) 2006. Aprendizagem do adulto professor. S. Paulo, Ed. Loyola. Santos, G. A. (org) 2001. Universidade Formação Cidadania. S. Paulo, Ed. Cortez. Serbino, V. R; Ribeiro, R.; Barbosa, R. L. L. e Gebran, R. A. (orgs.) 1998. Formação de Professores. Editora Unesp, 1ª. Reimpressão. Severino, A. J. 1994. Filosofia da Educação Construindo a Cidadania. S. Paulo, Ed. FTD.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa v4.9.7_2024.05.09