Ementa/Descrição: |
A fonética e a fonologia da língua portuguesa: as vogais e as consoantes (alofonia, prosódia e ortografia da língua portuguesa); conhecimento de fenômenos fonéticos e fonológicos da língua portuguesa; capacidade de descrição de fatos fonológicos. Descrição por meio de categorização de elementos linguísticos, planejamento de situações didáticas que possibilitem a expansão de possibilidades de uso da linguagem e da capacidade de análise crítica, e reflexão sobre o ensino de língua portuguesa na Educação Básica.
REFERÊNCIA BÁSICA
CÂMARA JR., Joaquim Mattoso. Para o estudo da fonêmica portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1977.
______. Estrutura da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Vozes, 1970
CALLOU, Dinah & LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
REFERÊNCIA COMPLEMENTAR
DUBOIS, Jean e outros. Dicionário de linguística. São Paulo: Cultrix, 1983.
CAGLIARI, L. C. Análise fonológica: introdução à teoria e à prática com especial destaque para o modelo fonêmico. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
CAMÂRA JR., Joaquim Mattoso. Problemas de linguística descritiva. Petrópolis: Vozes, 1973.
MAIA, Eleonora Motta. No reino da fala: a linguagem e seus sons. São Paulo: Ática, 1985.
ROCHA, Cláudia Moura da. A fonologia no dia-a-dia: sugestões de trabalho para o professor. In: Caderno Seminal Digital, Ano 11, nº 1, V. 1 [Jan/Jun-2004], p. 136-148. disponível em <http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_seminal/seminal01.pdf >
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