Ementa/Descrição: |
Observação em escolas e turmas das séries do Ensino Fundamental II. Estudo e análise crítica do projeto pedagógico da escola e do plano de ensino de língua portuguesa e literaturas portuguesa e brasileira. Elaboração de relatório.
REFERÊNCIA BÁSICA
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRITO, Eliana Vianna (Org.). PCNs de língua portuguesa: a prática em sala de aula. São Paulo: Arte & Ciência, 2001.
CUNHA, Myriam Crestian C. da. A avaliação formativa: estratégia didática para o ensino/aprendizagem da língua materna. Moara, no. 09, 1998. p. 105-133.
REFERÊNCIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 134, n. 248, p. 27833-27841, 23 dez.1996.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.
DIONÍSIO, A. e BEZERRA, M. A. (orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Lucerna: Rio de Janeiro, 2001.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2003.
ROJO, Roxane. A prática da linguagem na sala de aula: praticando os PCNs. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.
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